O Marketing e suas variações contribuem e muito para o
sucesso de todos os negócios. Entendendo o Marketing como o estudo das
variáveis que influenciam diretamente o sucesso do seu negócio visando
fortalecer a troca entre serviços , produtos que atendam necessidades,
podemos afirmar que na odontologia não é diferente.
O Marketing Direto possue um conceito bem simples de
aplicação no dia a dia do odontólogo. Por definição segundo o "Papa"
dessa matéria o Ms Bob Stone , refere-se ao Marketing direto como
sendo todo esforço aplicado a captação de clientes , ou seja,
investimentos em comunicação e propaganda visando com esse obter
resultados positivos e mensuráveis , ou seja , realizar ações que o
próprio odontólogo possa controlar seus resultados um a um. Por
exemplo: em uma ação de mala direta com envio de 100 peças
promocionais se um 1 paciente entrar em contato siginica que você teve
1% de retorno. Os retornos de ações de marketing direto podem
variar muito , eu mesmo já vi ações darem 60% de retorno o importante
é estar atento às seguintes variáveis:
Banco de dados de clientes potenciais a serem
prospectados;
Forma de distribuição do material promocional
Observar a qualidade apelo, ou seja, a mensagem ,
liguagem adequada para se comunicar com seu cliente potencial .
As ações de Marketing direto mais
usadas são : Telemarketing , mala direta, e-mail marketing , venda
pessoal , venda por catálogo, venda por televisão , etc. Todas são
mensuráveis , ou seja , o resultado pode ser justificado e calculado
gerando uma análise sobre a ação.
O Marketing direto é bastante
utilizado em ações de captação de novos clientes a partir de informações
do perfil de seus prospects (clientes potenciais).
|
Sobre o Autor:
Alexandre de Araujo Silva Filho
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Diretor de Marketing da ATM2 Comunicação Integrada de Marketing
Pós-Graduando em Gestão de Negócios - IBMEC RJ Especialista em
Marketing e Gestão em Saúde Especialista em Marlketing Odontológico
Especialista e Bacharel em Marketing, dedicado aos interesses dos
meus clientes buscando soluções inteligentes para um melhor
desempenho em ambientes competitivos.
http://alexsilvafilho.blogspot.com/
|