O lucro, a qualidade de vida dos
profissionais e o prestígio social de um consultório ou clínica são
resultados de esforços orientados. Para a imensa maioria dos
profissionais de saúde estes resultados estão declinando nos últimos
anos. Quais são as forças que geram a queda dos lucros? Como
identificá-las e como atuar sobre elas? Vamos refletir sobre isto!
Existem
três forças que pressionam os lucros no seu consultório ou clínica:
1) Os clientes cada vez mais informados e
exigentes
2) Os concorrentes cada vez mais atuantes
e preparados
3) Os fornecedores com ofertas cada vez
mais qualificadas, sofisticadas e de alto valor agregado e por isto com
preços mais elevados
O esquema abaixo mostra esta relação de
forças atuando no sentido de reduzir os lucros do consultório ou
clínica:
1) Os clientes cada vez mais
informados e exigentes reduzindo os seus lucros:
Desde a década de 80 vivemos a Era do
Cliente. Hoje para que uma atividade qualquer tenha sucesso, ela tem que
ser vista com os olhos do cliente. No Brasil, a imensa maioria da
indústria e do comércio já está inserida na Era do Cliente. Os
profissionais de saúde continuam ignorando esta revolução que mudou o
poder para as mãos dos clientes em todo o mundo civilizado. A Era do
Paciente está morta! A cada dia os pacientes se tornam clientes cada vez
mais poderosos, informados e exigentes. Qual o efeito sobre este
comportamento no lucro do seu consultório, clínica, farmácia,
laboratório ou hospital? A redução da receita com aumento dos custos.
Isto reduz os seus lucros.
2) Os concorrentes cada vez mais
atuantes e preparados reduzindo os seus lucros:
Quando pensamos em concorrentes, logo
imaginamos aquele colega de profissão que faz a mesma especialidade
nossa. Assim, se eu sou ortodontista, considero todos os ortodontistas
como sendo meus concorrentes. Se eu sou implantodontista, considero
todos os outros implantodontistas como concorrentes e assim vai... Que
miopia! Que visão distorcida da realidade! Sim, está certo que um
ortodontista é concorrente direto de outro ortodontista, mas ambos
sofrem uma concorrência muito mais poderosa vinda de fora da
Odontologia. Trata-se da concorrência indireta. Esta sim é poderosa e
altamente destrutiva para todos os profissionais de saúde.
Concorrência indireta são os bens de
demanda positiva. O que é isto? É aquilo que espontaneamente o cliente
deseja, pelo qual está disposto a gastar o seu dinheiro. Exemplos de
concorrência indireta de um dentista gerada por bens de demanda
positiva? A troca do carro antigo pelo último modelo lançado
recentemente, a compra de um novo aparelho de televisão, as férias e as
atividades de lazer, a compra do mais incrementado dos computadores, o
novo aparelho de som. O cliente gasta todo o seu dinheiro realizando os
seus sonhos de consumo enquanto você fica vendo navios e falando de
braquetes e de implantes osteointegrados, numa linguagem hermética que
só outro dentista entende. Depois dizem que os clientes estão sem
dinheiro devido às inúmeras crises econômicas que infestam o mundo e o
nosso país. Que bobagem! O dinheiro está onde sempre esteve: nos bolsos
dos clientes! A questão é o que os clientes estão fazendo com este
dinheiro... Gastando com você é que não é!
A concorrência direta somente aparece
quando a concorrência indireta for vencida, quando você não pode mais
expandir o seu número de clientes sem tirar clientes do outro dentista.
Não existe concorrência direta entre dentistas! A maior parte da
população não vai ao dentista. Prefere gastar seu dinheiro com coisas
que julgam mais agradáveis. Afinal realizar sonhos comprando um carro
novo é muito melhor que ter pesadelos indo ao dentista... Isto reduz a
sua receita e assim diminui o seu lucro!
3) Os fornecedores com ofertas
cada vez mais qualificadas, sofisticadas e de alto valor agregado e por
isto com preços mais elevados reduzindo os seus lucros:
A terceira força que reduz os lucros de um
consultório ou clínica são os fornecedores. Toda vez que você vai a um
congresso encontra produtos e aparelhos cada vez mais sofisticados, e de
preços cada vez mais elevados embora nem sempre necessários à sua
realidade. Conheço uma dentista que teve os seus lucros reduzidos a
patamares inacreditáveis enquanto mantém em seu consultório o último
equipamento da moda sem uso há seis meses. Ela nem tem idéia para o que
serve aquilo... Comprou no impulso apenas porque todos os outros
dentistas estavam comprando... Compra de equipamentos deve ser planejada
e ter como finalidade o aumento da produtividade do consultório ou
clínica. Comprar um equipamento sem finalidade apenas porque o outro
dentista comprou... é brincadeira! É como comprar uma Ferrari para ir à
feira... Isto aumenta os custos sem gerar receita. Qual o problema
disto?! Queda dos seus lucros!
Conclusão:
Visão macro com ação micro. Identificação
das reais causas dos problemas do consultório ou da clínica. Foco no
cliente. Trabalho planejado e disciplina para seguir o planejamento!
Estes são os ingredientes básicos do sucesso profissional. Não existem
soluções mágicas! Conforme já dizia o grande cientista e filósofo
Proust: O acaso favorece as mentes preparadas.
Por definição, Marketing é a ciência que
estuda como atender às necessidades, desejos e expectativas dos clientes
de forma ética e lucrativa para você. Marketing também pode ser
compreendido como agregar valor aos seus serviços tornando-os mais
atrativos para os clientes, tornando-os desejados e não simplesmente
vistos como necessários. Os clientes têm dinheiro para satisfazer
desejos mas não para simplesmente atender às necessidades.
A grande verdade é que nós, profissionais
de saúde, não estamos preparados para o mundo novo, para a Era do
Cliente, onde o que reina é o poder crescente dos clientes. O problema
não é a falta de dinheiro do cliente e sim a desinformação do
profissional de saúde sobre o mercado. Este é o motivo dos lucros
estarem se transformando em prejuízos. Reflita sobre isto!
*
Roberto Caproni
- É graduado em Odontologia e em Administração.
Pós-graduado em marketing e em Ciência do Comportamento. Possui cursos
com as maiores autoridades do mundo em marketing e gerenciamento de
clientes. É consultor de Marketing Aplicado à Saúde e ministra cursos e
palestras sobre o tema em todo o Brasil e Europa. Autor do livro
Marketing Aplicado à Saúde best seller que se encontra na 4a
edição com mais de 12.000 exemplares vendidos.
A
reprodução dos textos de autoria de Roberto Caproni em jornais,
revistas, boletins informativos, sites, fax, e-mail ou qualquer outro
veículo de divulgação é PERMITIDA desde que citado o autor e o endereço
eletrônico www.caproni.com.br
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