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Marketing
Aplicado à Saúde
Um
pequeno consultório,
uma clínica ou um grande hospital. Todos eles têm sucesso ou fracasso
dependendo da forma como entendem e administram as variáveis clínicas e as
variáveis extraclínicas. O
que é uma variável clínica?
O
seu produto clínico é a variável clínica. Se você é ortodontista o seu
produto clínico é a ortodontia. Se você é periodontista o seu produto clínico
é a periodontia.
O
que são as variáveis extraclínicas?
As
pessoas que elaboram o produto clínico, isto é, você e sua recepcionista ou
auxiliar; O local onde você tem o seu consultório, isto é, o seu ponto; O preço
que você cobra e as formas de pagamento que pratica; e as formas de
comunicação que você utiliza para fazer contato com os seus clientes, antes,
durante e depois do tratamento, isto é, a promoção.
Assim,
num consultório temos uma variável clínica que é o produto clínico e quatro
variáveis extraclínicas que são: as pessoas; o ponto; o preço e a promoção.
Tanto
as variáveis clínicas quanto as variáveis extraclínicas já fazem parte da
sua vida profissional, mesmo que você não perceba ou se dê conta disto. O
que é marketing?
É
a busca da conexão e da otimização das cinco variáveis que já fazem parte
do seu consultório, de forma que se tenha sinergia entre uma e outras, de
forma que todas, em conjunto tenham identidade com os clientes que você atende.
Enquanto
o cliente olha para o nosso consultório e vê todas as variáveis em conjunto,
nós oferecemos para ele apenas o produto clínico. Em mercados pouco
competitivos esta falha não gera nenhum problema. Em mercados competitivos está
falha representa o fracasso profissional.
Eu
pensei que marketing fosse propaganda!
Marketing
não é propaganda. Quem confunde marketing com propaganda esta fazendo a mesma
confusão de quem confunde um incisivo central com um pulmão. Uma coisa nada
tem a ver com a outra.
O
marketing poderá ajudar a resolver problemas no meu consultório? Tenha certeza disto! Inúmeros consultórios, clínicas e hospitais têm obtido resultados excelentes com a aplicação dos modernos conceitos de marketing. Eles têm conseguido melhorar o resultado financeiro, a qualidade de vida e o prestígio social dos profissionais de saúde através do excelente atendimento ao cliente.
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Dr. Roberto Caproni
A
reprodução dos textos de autoria de Roberto Caproni em jornais, revistas,
boletins informativos, sites, fax, e-mail ou qualquer outro veículo de divulgação
é PERMITIDA desde que citado o autor e o endereço eletrônico
www.caproni.com.br
Literatura recomendada
Capacitação em Administração e Marketing na Odontologia
Marketing
de A a Z Prazo de entrega:
Normalmente em 1 dia útil para Grande São Paulo
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