Odontologia no Brasil

 Receba nossas
 novidades
em
seu e-mail

Home
Conselhos de Odontologia
Faculdades de Odontologia
Eventos/Congressos
Artigos
Científico
Marketing
Gestão
Opinião
Internet
Blog de Marketing
Odontologia em Links
Guia de Dentistas
Guia de Empresas
Livraria  odontológica
Concursos de odontologia
Empresas em Foco
Procure na Internet
Odontologia em Noticias
Orientando
Responsabilidade social
Dicas de Saúde
Anuncie Aqui
Fale Conosco
FAQ
Quem somos
Política de Privacidade

Clique aqui e faça do Odontosites sua página Inicial


Apoio:

Marketing em Odontologia

 

Decisão Clínica


Rafael Catani

 

 

Hoje não é mais aceitável um profissional considerar-se apto a enfrentar o mercado somente tendo o conhecimento científico, a habilidade técnica e a tecnologia como os pilares de sua carreira. É verdade que gerenciamento de tudo isso, aliado a um competente capital humano, em constante aprimoramento na comunicação e no relacionamento com os clientes, torna-se o sustentáculo do sucesso na profissão.

Um dos primeiros passos de um profissional que deseja entrar no mercado, trabalhar com segurança e principalmente focado no resultado, é a “decisão clínica” de quem será seu público alvo.

O profissional deve determinar que tipo de cliente pensa ter em seu consultório/clínica, que segmentos da sociedade, quais as classes sociais, que tipo de atendimento, convênios o particular, ou os dois. Deve definir que áreas de atuação dentro da odontologia serão atendidas (clínica geral, especialidades), quantos profissionais estarão envolvidos e quais suas atribuições.

Estratégia correta é:

  • Estabelecer metas de receita de médio e longo prazo;

  • Possuir produtos e serviços alternativos;

  • Diminuir custos sem prejuízos a qualidade;

  • Ter poder de negociação com fornecedores;

  • Ter poder de negociação com clientes;

  • Analisar os preços de mercado;

  • Analisar o desempenho da concorrência.

 

Estratégia errada é:

 

  • Buscar lucro de qualquer maneira, em qualquer oportunidade;

  • Pagar salários baixos aos funcionários e usar materiais baratos;

  • Realizar qualquer trabalho que surgir, em qualquer especialidade;

  • Investir pouco em tecnologia e treinamento;

  • Competir basicamente no preço;

  • Imitar ofertas e campanhas de colegas;

  • Buscar empréstimos a curto prazo.

 

 

O profissional não pode esquecer que quando simplesmente divulgar o seu bom atendimento, a sua tecnologia e a sua técnica, aumentam as chances de ser imitado pelos concorrentes, sendo que, quando todos mostram semelhança no que tem pra oferecer, a preferência dos clientes pelo profissional vai se basear no preço.

E Ian Brooks no seu livro “Seu Cliente Pode Pagar Mais”, sintetiza o porque isso não se torna viável, “... A maioria das empresas está fazendo concorrência com base no preço e perdendo a lucratividade por uma única razão: não sabe competir de nenhuma outra forma...”. Uma política de preços voltada para o lucro é essencial para o sucesso do negócio.

O profissional pode pensar em montar um consultório/clinica que busque alta produtividade com custos baixos, atingindo uma clientela de poder aquisitivo menor ou, então, com convênios e, a partir daí, com uma administração eficiente, obter lucros.

Outra maneira é diferenciar-se, fazendo parte de um grupo mais restrito de profissionais, praticando valores mais autos, procurando atingir clientes de auto poder aquisitivo, tendo um investimento maior em tecnologia, nas instalações e na comunicação, conseguindo, desta forma, uma atividade rentável, substituindo volume de trabalho por personificação no trabalho.

Para estar no mercado não basta ter um bom produto, isso é só o início. A parte técnica é a mais fácil de planejar estrategicamente. Difícil é a parte humana e todos os aspectos que ela envolve. Em um plano estratégico, é isso que vai ser definido: a forma com que você quer ou pode participar do mercado.

Estratégia significa fazer escolhas. A essência da estratégia é optar por realizar atividades de maneira diferente da dos concorrentes.

 

 


 

Referências: Conceição E. Restaurações Estéticas. Porto Alegre.Artmed, 2005.

                     Brooks I. Seu Cliente Pode Pagar Mais. São Paulo. Fundamento, 2005.

 

Sobre o Autor:Rafael Catani Sartori é Administrador de Empresas. MBA Executivo – Gestão Empresarial. Naippe- USP. Especialista em Marketing e Gestão Odontológica – UnicenP.

Contato com o autor: rcs_assessoria@yahoo.com.br

 

O texto acima é de total responsabilidade do autor, não refletindo necessariamente a opinião do Odontosites.

O texto pode ser divulgado/distribuído por meio impresso e eletrônico desde que seja citada o site (www.odontosites.com.br) com links ativos para o mesmo, o autor e seja enviada comunicação para o e-mail:contato@odontosites.com.br informando sobre a publicação.

Literatura recomendada

Capacitação em Administração e Marketing na Odontologia  
PLINIO MARCOS MODAFFORE & BERNARDINO MARQUES DE FIGUEIREDO FILHO
Ícone
Cabem algumas observações: a linguagem do livro é muito apropriada e as capítulos estão organizados de forma a facilitar a leitura; importância da Administração, visão Histórica e sua relação com...
Clique aqui e veja mais detalhes.

 

 

Marketing de A a Z   Prazo de entrega:
PHILIP KOTLER
Campus
Philip Kloter revê, neste livro, os conceitos básicos de marketing. Inicialmente, o autor listou 80 conceitos considerados de importância crítica e num formato acessível, selecionável e digerível,...
Clique aqui e veja mais detalhes.

 

 


 

Publicidade