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Algumas sugestões para uma melhor comunicação na clinica odontológica 

 

Antônio Inácio RIBEIRO (*)

 

 

     INTRODUÇÃO

Não tenho a pretensão de teorizar sobre o tema comunicação, mas achamos que esta idéia evidencia uma necessidade que é talvez a maior realidade dos nossos tempos e que bem pode servir como divisor entre tempos passados e tempos modernos. A importância da comunicação hoje é tal que através da interligação global pode-se acompanhar ao vivo a fuga de um assassino pelas ruas de Los Angeles, no momento em que ela está acontecendo, pelo mundo nos noticiários da TV. E pensar que há menos de cinqüenta anos não tínhamos a televisão e que alguns fatos às vezes levavam semanas, ou até meses para chegarem ao nosso conhecimento.

Na clínica odontológica, por ser uma “aldeia” infinitamente menor, a comunicação deve ser máxima tanto internamente como no que diz respeito ao que acontece fora dela. A atualização e sua aplicação dentro da clínica têm que ser em nível de excelência. Tal eficiência deve estar presente na comunicação entre a equipe e funcionários, entre colegas e entidades, com clientes e especificamente no relacionamento com protéticos e fornecedores. Para seu acompanhamento e avaliação devem ser realizadas reuniões periódicas entre os membros da equipe.

Como regra básica para o funcionamento ideal da comunicação entre todos os participantes acima citados, a comunicação deve ser feita sempre que possível por escrito. Pelo tipo de atividade que envolve a Odontologia, muitas informações e orientações se perdem ou são esquecidas quando feitas oralmente, diminuindo, inclusive, as chances de cobrança e avaliação. Quando escritas tem valor de documentação e histórico de todos os procedimentos, conotando seriedade e organização.

 

    EQUIPE E FUNCIONÁRIOS

Melhor e mais eficiente será a comunicação quando realizada por meio de circulares datadas para todas as orientações, quer de ordem pessoal ou geral. Para estas, é boa iniciativa a adoção de um quadro mural em local próprio (corredor ou área de serviços interna) onde serão afixados todos os avisos e diretrizes. Devem permanecer por tempo suficiente para que todos dele se inteirem ou até que a mensagem nele contida surta o efeito desejado.

Para dar maior abrangência a este mural e quebrar a imagem de austeridade, nele poderão ser colocados recortes de jornal ou revistas sobre temas ligados à clínica ou acontecimentos que se tenha interesse sejam divulgados. Há espaço, também dentro do mesmo objetivo para colocação de fotos sobre fatos acontecidos com integrantes da equipe e outros que sejam de interesse momentâneo. Notas de humor poderão ser inseridas quando se precisa tratar de assuntos delicados ou para chamar a atenção de algum dos membros da equipe para tema que se tenha dificuldade de abordar em conversa séria e particular. Neste caso será tratado sem identificação de alvo. As dimensões do quadro mural deverão ser proporcionais ao espaço disponível e quando se tratar de clínica com grande fluxo de pessoas pode ser com tampa de vidro e cadeado ou chave, para evitar que algumas notas desapareçam. A apresentação normal é moldura com feltro sobre camada fina de isopor ou cortiça com percevejos ou fixadores próprios.

 

     COLEGAS E ENTIDADES

Igualmente deve ser feita preferencialmente por escrito, salvo as situações pessoais em que a intimidade dos interlocutores o impedirem. Normalmente, devem ser elaboradas em forma de circulares e, quando dirigidas a um número maior de pessoas, (oferecendo préstimos profissionais numa especialidade, por exemplo) podem ter a forma de um folder ou folheto explicativo. Para efeito de marketing, deve ser feitas em papel timbrado próprio de clínica, contendo endereço, e-mail, telefone e fax, nestes sendo importante incluir o código de área do DDD. Sua apresentação é fator preponderante, e sempre que possível, deve ser elaborada por computador, ou dependendo da quantidade ser duplicada por impressora do próprio computador. Nestes casos é de nível que se identifique o destinatário no cabeçalho da carta através de programa próprio do computador. Para estes, é de etiqueta que cada cópia seja assinada de próprio punho pelo remetente.

Afora a mais importante, que é sem dúvida a mais usada, para oferecimento dos seus préstimos como especialista, outras podem ser confeccionadas para convidarem colegas a conhecerem seu trabalho na especialidade. Na aceitação de seu convite os colegas poderão ser convidados a conhecer melhor sua clínica e verem mais de perto e ao vivo, sua capacidade de trabalho, que serão fatores decisivos para encaminhamentos de pacientes.

Outra carta-circular, que poderá ser usada como complemento e reforço de mensagem da primeira é correspondência convidando colegas para acompanharem seus pacientes no encaminhamento dos primeiros casos, quer marcando hora para a primeira consulta, quer acompanhando-os para conhecer mais de perto seus procedimentos e métodos de trabalho. Ponto importante neste sentido, é após término de tratamento em paciente indicado, é ligar ao colega na frente do paciente, comunicando sua alta e marcando consulta para reinício do tratamento.

Outra opção para melhorar ou ativar os colegas que lhe encaminham pacientes é enviar correspondência convidando para participarem juntos de algum congresso ou curso. Este convívio otimiza a amizade, o relacionamento e tem como conseqüência um maior inter-relacionamento entre colegas. Também se constitui objetivo de circular a colegas que encaminhem pacientes na especialidade, ou que tenham potencial para fazê-lo, a consulta ou solicitação de opinião sobre assunto de interesse mútuo neste relacionamento específico (ex.: que opina o colega sobre o tipo e qualidade das radiografias que acompanham o paciente no retorno). São úteis algumas sugestões para torná-las mais adequadas com vistas ao trabalho do colega.

Aos que já tenham casuística documentada e casos clínicos ou variantes de técnica diferenciados, podem ter uma correspondência padrão pronta para oferecer seu nome à ministração de conferência, seminário, painel científico, aulas em cursos ou conferências em congressos, entidade de classe ou faculdade. É importante lembrar que não havendo comunicação é muito mais difícil a ocorrência destes convites, até porque nem todos estão cientes do trabalho que está sendo desenvolvido ou a disponibilidade do profissional.

 

     CLIENTES E CANDIDATOS

Provavelmente a correspondência de mais imediato retorno é a enviada aos próprios clientes ou especificamente aos clientes selecionados a partir do interesse do profissional ou da situação destes próprios (ex.: ausentes há mais de um ano, com próteses colocadas e retorno combinado para seis meses).

Uma alternativa mais consistente e que envolve uma idéia de periodicidade e que como tal deve ser enviada a um cadastro mais restrito é uma seqüência em forma de mini informativo, tipo boletim, onde sejam enviados a cada período (seis meses ou um ano, por exemplo), xerox de matérias de jornais ou revistas, artigos publicados pelo remetente, textos elaborados por este para o fim específico de ilustrar e orientar melhor o cliente sobre seus problemas odontológicos, atuais ou possíveis futuros, caso este não se permita o cuidado devido. No mesmo propósito, como opção ou envio alternado, podem ser mandados folhetos explicativos do tipo promocionais odontológicos, destes elaborados por fabricantes ou laboratórios de produtos para a Odontologia, mormente ligados à prevenção, que elucidam as dúvidas mais triviais, devendo sempre identificar o remetente com carimbo ou etiqueta adesiva contendo nome, e-mail e telefone.

Uma variante diferencial de comunicação entre o Odontólogo e paciente é o envio de orçamento com todas as opções e condições de pagamento pelo correio, complementada com marcação de consulta para detalhamento e elucidação de dúvidas, feita pela atendente, via telefone, dois ou três dias depois do envio do orçamento. Este orçamento e condições de pagamento deve ser feito em duas vias para em caso positivo já servir para o cliente assinar sua ciência. Deve ser enviado ao cliente junto com carta própria e assinada a mão pelo Cirurgião Dentista.

Férias, congressos e participação em cursos longos ou no exterior são bons momentos de comunicação e marketing do profissional, se precedidas de comunicação em forma de circular aos clientes ativos e aos bons clientes, com detalhamento bem explícito do período, especificação do evento alvo e orientação de a quem deve recorrer em caso de alguma emergência.

 

     Protético

Boa parte das falhas de serviços protéticos, principalmente aquelas que levam à repetição do serviço ou a um resultado final não satisfatório, têm origem em falhas de comunicação ou sua inexis­tência.

O encaminhamento do serviço e o detalhamento de prazos e consultas programadas com o cliente deve ser feito por escrito, em papel próprio e sem economias de informações e particularidades. Este formulário deve ser elaborado em duas vias, ficando uma com o profissional, para consultas durante o período de elaboração do trabalho. A descrição dos detalhes e características do caso, deve ser bem discriminada inclusive mencionando quais são os anseios e desejos do profissional e paciente para este caso. Lembre que cada caso é único e irrepetível e como tal devendo ser tratado. No caso de correções ou repetição do trabalho, embora o dissabor e aborrecimentos de parte a parte, a atenção e o cuidado na comunicação devem ser redobrados porque salvo incapacidade ou inabilidade de uma das partes, fatalmente o problema foi falta de comunicação. E moldagem, mo­delos, articulador, prova em boca e prova da cor, também são comunicação.

 

   FORNECEDORES

Modernizou-se o mundo e a maioria dos bons Odontólogos está a caminho da modernização. Estão modernos também os fornecedores. Na clínica odontológica moderna deve existir ficha de controle de estoque de materiais e principalmente os dentários. Finalidade: não somente para controle, mas também para maior eficiência na requisição dos mesmos. Elas ajudam a evitar custos desnecessários de compras repetidas e, o que é pior, requisição insuficiente que, sem fichas de controle, só é percebida na hora de seu uso, já com o cliente na cadeira.

Hoje as cotações de preços de todos os materiais podem ser feitas via fax ou e-mail junto às dentais e os pedidos feitos por escrito, se possível também pelas mesmas vias, que além de mais seguro, permitem dirimir eventuais dúvidas futuras ou de percurso. Compras maiores devem ser objetivos de contrato ou pedido com cláusulas bem discriminadas principalmente quanto a valores, descontos, condições de pagamento, prazos de entrega, frete, montagem e garantia. Tudo que está escrito, está contratado e o que é combinado não é caro.

 

     REUNIÕES PERIÓDICAS

Tudo acerca de comunicação até agora visto, foi por escrito. O que não é necessário nas reuniões periódicas entre todos os componentes da equipe ou parte no caso de clínicas maiores. Estas certamente serão orais e por isso terão mais espontaneidade, liberdade e descontração, propiciando a busca de soluções e a melhora do relacionamento entre os participantes. É importante a figura do animador, para que a reunião se desenvolva dentro dos tempos propostos e objetivos. Mas a convocação das reuniões deve ser por escrito, afixada em quadro mural e em grupos maiores, com periodicidade mais longa, sua convocação deve ser assinada por todos os possíveis participantes.

Para grupos menores, como é a maioria das equipes da clínica odontológica nos padrões brasileiros, estão aconselhadas reuniões menores, com maior periodicidade e dentro do próprio horário de trabalho da equipe. Uma alternativa altamente eficiente é um dia da semana para almoço em restaurante fixo, nas proximidades da clínica. Às equipes que já realizam almoços diários na própria clínica, recomenda-se que não caiam na tentação de fazer as “reuniões” na própria clínica porque em breve elas não mais acontecerão. A característica destas reuniões é a descontração, melhora do relacionamento, comentários gerais sobre si próprios ou pacientes e como tal fluem melhor em ambiente neutro. E são um investimento pequeno para retorno grande. Uma opção adicional, não excludente da alternativa anterior, é a realização de um churrasco no final de ano com a participação dos familiares dos membros da equipe e torta com parabéns a cada aniversário. E para essas não são necessárias comunicações por escrito, porque para comer e beber de graça, basta avisar.

 

(*) Doutorando em Marketing pela ULR – Espanha, MBA em Marketing pelo ISAE da Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Marketing pela PUC – PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB – SP, Administrador pela Universidade Mackenzie – SP, autor de 25 livros, tendo já publicados mais de 700 artigos e colunas, sendo 200 no Brasil e 500 no exterior, ministrador de mais de 200 cursos, aulas e palestras. ribeiro@odontex.com.br

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