FATORES
DE SUCESSO
Antônio Inácio
RIBEIRO (*)
Nada acontece por
acaso e os casos de quem não merecia e fez sucesso, são meramente as
exceções para confirmar a regra. Contam como elemento confirmatório,
o fato de na maioria das vezes não durarem muito. Tão efêmeros
quanto o pequeno tempo dispendido para conquistá-lo. Excluídos estes
sucessos acidentais, o que envolve méritos e merecimentos vem
precedido sempre de muitos dos fatores que abordaremos a seguir, de
forma objetiva e prática, para que cada um, na medida de suas
potencialidades, os desenvolva como forma de melhor preparar-se para
conquistar o sucesso.
CONHECIMENTO
Aqui não há lugar
para enganação. Ela até pode acontecer, mas em pouco tempo será
desmascarada, como um produto ruim, cuja melhor forma de matar é
vendê-lo bastante. Identifique no que você é bom ou no que poderá
vir a sê-lo e invista em si mesmo aprofundando seus conhecimentos
acima da média dos que militam na sua área.
FORMAÇÃO
Básica e
indispensável. Cada vez mais exigida dos que adentram ao mercado,
com pretenções a ficar. O que era médio, agora é fundamental.
Terceiro grau não é mais seguro de empregabilidade. Ao menos para os
que postulam o sucesso. MBA's, pós-graduações, mestrados e
doutorados são, cada vez mais, os diferenciais entre os que
conseguem e os que só pretendiam.
ATUALIZAÇÃO
Conquistados o
conhecimento e a formação, há que se manter bem informado e
atualizado, de forma que visitas à internet, cursos, simpósios,
encontros, congressos e outras atividades neste sentido, sejam
constantes como forma de mantê-lo em dia com o que é exigível para
alguém de prestígio. Aproveite-os também para afirmar e informar seu
sucesso.
MODERNIDADE
Na vida pessoal e
profissional procure saber tudo que está se usando e qual tem sido
percebido como identificador do sucesso. Na medida do possível os vá
adotando progressivamente, de forma que os que o acompanham se
inteirem de sua evolução interior, que nem sempre é vista ou
entendida pelos que não sabem de seus propósitos.
OBJETIVOS
Não permitem erros.
Eventualmente correções de percurso. Há que se defini-los bem,
considerando onde pretendemos chegar. Lembre que se alguns dos
atingidos não o levarem ao sucesso, estes serão considerados
fracassos, de forma que se deve avaliá-los, defininindo-os com
clareza, cautelosa e exaustivamente antes da adoção.
DETERMINAÇÃO
Funciona como o
motor de um automóvel, a turbina de um avião ou como o propulsor de
um foguete. A partir do momento em que você se definiu por um
caminho para levá-lo ao sucesso, suas energias e forças devem ser
acionadas ao máximo de suas potencialidades. Todo o tempo precisa
ser aproveitado e todos os recursos, apoios e meios devem ser
utilizados.
OPORTUNIDADE
Algumas vezes
aparece junto com a identificação dos objetivos, sendo em alguns
casos seu substituto. Assim como os objetivos, que devem ser em
número de um, dois ou três, as oportunidades dificilmente
ultrapassam estas mesmas quantidades. Por isso temos que estar
concentrados, de forma a identificá-las e não perdê-las.
PERSEVERANÇA
Nos move e sustenta
no rumo certo, mesmo com as adversidades que sempre se apresentam no
caminho dos candidatos ao sucesso. Para conquistá-la acredite
primeiro em você, segundo que você vai conseguir e terceiro que nada
o tirará do rumo traçado para sua conquista maior.
AMIZADES
De início poucos
saberão de suas propostas para uma vida com mais sentido e
resultados. Para algumas avaliações e apoios, é importante ter um
grupo seleto de amigos próximos, com quem você possa comentar e
avaliar suas proposições. Funcionam como uma torcida organizada, que
muitas vezes participa na manutenção de sua máxima motivação.
RELACIONAMENTOS
Todo o sucesso é
traduzido por reconhecimentos. Não temos como fazê-lo sozinhos. Por
isso é fundamental desde o princípio de nossa carreira, irmos
montando uma rede de relacionamentos, que quando chegada a hora
certa, será primordial para evidenciar, difundir e sustentar seu
sucesso.
COADJUVANTES
Algumas coisas hoje
são importantes sem parecer, tais como: domínio e uso constante da
informática, fluência no espanhol ou inglês para facilitar acessos e
possibilitar vôos mais altos e um engajamento em termos de
responsabilidade social, como um diferencial entre os que buscam o
sucesso apenas por conseguir vantagens e os que fazem dele um meio
de compartilhamento das conquistas.
APRESENTAÇÃO
Ainda que para
alguns não seja prioritária, é sem dúvida um bom coadjuvante. Se
usada em excesso, motivará deboches de alguns que não querem ou não
aceitam o seu sucesso. Em dose certa, ajudará muitos a identificarem
melhor seu sucesso. Importante atentar aos detalhes.
HUMOR
Do bom já que o mau
é característica dos que não o conseguiram ou não o merecem. Procure
afastar-se de coisas e pessoas ruins. Evite jornais e revistas que
se pautam por abusar da desgraça alheia. Identifique os bons, que
certamente estarão de bom humor. Conviva com eles, assimilando seus
fluídos positivos.
HABILIDADES
Serão fundamentais
na condução de sua carreira ao sucesso. Identifique os seus pontos
fortes e procure potencializá-los. Não tenha receios de conhecer
seus pontos fracos, para minimizá-los. Por elas você será sempre um
bom negociador de suas propostas e gestor exímio de sua trajetória.
HONESTIDADE
Não sucumba às
tentações dos caminhos curtos, tortuosos ou dos atalhos. O árduo e
espinhoso é a certeza do duradouro. Paute suas atitudes por
princípios claros e que o caracterizem. Seja defensor da moral, da
ética e dos valores máximos de seu povo. Estimule a ordem e o
progresso, sempre.
HUMILDADE
Conquistado o
sucesso você certamente quererá mantê-lo. Para assegurar-se disto,
não o deixe subir em sua cabeça. Continue humilde e evite
ostentações, pois nestas está o falso sucesso. O verdadeiro tem uma
grandeza maior na medida em que o guardamos bem, deixando para os
outros a função de anunciá-lo.
(*) Doutorando em
Marketing pela ULR / Espanha, MBA em Marketing pelo ISAE / FGV,
Especialista em Marketing pela PUC / PR, Pós-graduado em Marketing
pela ADVB / SP, Administrador pela Universidade Mackenzie / SP,
autor de 29 livros, tendo já publicados mais de 800 artigos e
colunas, 200 no Brasil e 600 no exterior, ministrador de 220 cursos
e palestras.
ribeiro@odontex.com.br
|