IDENTIFICADORES DO SUCESSO
Antônio Inácio
RIBEIRO (*)
É fácil
identificar o sucesso entre os que atuam nas profissões liberais.
São dois sorrisos: o do cliente pela satisfação com o resultado do
trabalho e o do profissional, conseqüência do trabalho realizado em
alto nível e seu resultado.
Existem, quase em
forma de convenção social, alguns identificadores objetivos ou
subjetivos do sucesso. Além de ser bom conhecê-los é importante
praticar sua identificação em colegas para ir se acostumando com
suas características e os ir incluindo alguns entre os seus
objetivos: desenvolver capacidade para merecer o sucesso; já tendo
conhecimentos ministrar palestras, conferências ou cursos em
congressos, entidades ou faculdades; ter algum cargo ou função
nestas, ser citado em jornais ou revistas por obras ou idéias em
prol da classe, publicar artigos, matérias, capítulos de livros, até
ter o seu próprio, ser comentado por colegas como exemplo de
profissional ou dedicação, ter boa saúde para enfrentar árduas
jornadas, indumentária apropriada e adequada aos momentos certos;
objetos pessoais (relógio, pasta, celular, agenda, óculos); boa
clientela tanto no aspecto quantitativo como qualitativo; acertar
seqüencialmente nos bons investimentos que uma carreira de sucesso
propicia e exige; clínica ou escritório, por seu porte, organização
e beleza; carro característico; casa ou apartamento, condizente com
bom nível apresentado nos outros quesitos; chácara e/ou casa na
praia e viagens pelo Brasil e ao exterior, desde que bem divulgadas
e comentadas.
CAPACIDADE
Para quem vai se
expor e candidatar-se ao sucesso, este é um indicador tido como
ponto de partida ou condição sem a qual não deve postulá-lo: ter
capacidade efetiva e reconhecida na área que escolheu para trilhar e
fazer sucesso. Isto já a partir da própria escolha, visto que
algumas se propiciam mais e outras nem tanto, como catalisadores do
sucesso. Estar no máximo da qualificação quando o sucesso estiver
por chegar, a ponto de poder sustentá-lo com uma continuidade em
forma de atualização.
APRESENTAÇÕES
Dispondo que
conhecimentos e qualificação apropriados a quem se pretende incluir
entre os que estão na vanguarda, deve dispor de material e
documentação, para gradativamente ir se aperfeiçoando na arte de
apresentar palestras, conferências, aulas até chegar ao topo, que é
a ministração de cursos. Os que assim fazem, estão se credenciando
ao reconhecimento como profissionais de sucesso.
FIGURAÇÕES
Engajados nas
atividades de classe, quer em associações, conselhos, sindicatos,
cooperativas ou outras agremiações que congreguem colegas de
profissão ou ainda em clubes, instituições ou outras entidades
leigas, os que fazem sucesso fazem com que seu trabalho sirva como
divulgação de sua capacidade e elemento fomentador de seu conceito e
imagem.
CITAÇÕES
A medida em que
vão se destacando entre seus colegas, tendo trabalhos, iniciativas,
descobertas e publicações que o mantém entre os que fazem sucesso,
sendo estes os que são comentados em sua categoria profissional,
quer em reportagens e artigos, como na forma de citações verbais,
tem a vantagem de agregar valor a seu nome, que em marketing
profissional é a sua marca.
APARIÇÕES
Por conhecimento,
atividades, cargos e iniciativas os que fazem sucesso são
normalmente os mais convidados a participar em programas de
entrevistas ou debates, quer pelo rádio, televisão aberta ou por
cabo, como também em páginas da internet, como as de instituições de
destaque.
PUBLICAÇÕES
Matérias na
imprensa leiga, sobre temas da sua profissão, tal qual artigos
científicos publicados em revistas da classe são produções dos que
fazem sucesso, ajudando a divulgar sua profissão ou especialidade,
bom como seu próprio nome.
EDIÇÕES
Capítulos de
livros, livros com a colaboração de outros colegas ou depois de
maior vivência e experiência, escrever seu próprio livro, dentro ou
fora da profissão, dão destaque a ponto de levarem ao sucesso ou
aumentarem o dos que já o fazem.
COMENTÁRIOS
Nas rodas de
colegas ou de profissionais de outras áreas, como alguém
efetivamente competente ou capacitado dentro de sua atividade é não
só forma de identificação de sucesso, em como fomentador de mais
sucesso junto à sua própria clientela.
BOA
SAÚDE
A maioria dos que
fazem sucesso, gozam de boa saúde. Por isso é importante cuidar-se o
suficiente, a ponto de permitir a sua conquista, além de aumentar
sua longevidade, podendo assim mais e melhor usufruir o sucesso,
impedindo que alguma doença, as vezes simples, o impeça de
participar de algo que seja importante em sua carreira.
INDUMENTÁRIA
Os profissionais
de sucesso não se identificam por estarem cheios de etiquetas
famosas e sim por estarem sempre de forma adequada ao ambiente e
ocasião. Preocupam-se com detalhes do tipo combinar gravata com a
camisa, o paletó com a calça e o cinto com os sapatos, o mesmo
acontecendo com as mulheres de sucesso, que não exagerando da
maquiagem e sem ostentações conseguem produzir-se de forma
apropriada, sem necessariamente recorrerem a somas de grifes.
OBJETOS PESSOAIS
Aqui sim podem
entrar marcas famosas ou alguns detalhes de destaque, como por
exemplo, um relógio marcante, uma caneta de marca, uma bolsa ou
pasta de nível, um óculos de marca ou modelo conhecido, até outros
como celular moderno, uma agenda ou "lap top" atual.
BOAS
INSTALAÇÕES
Inquestionavelmente este é tópico característico dos profissionais
liberais de sucesso. Provavelmente um dos indicadores mais marcantes
e definitivos dos que chegaram lá ou dos que pretendem merecem
chegar. Não necessariamente pelo tamanho, mas pelo adequado e
compatível de suas instalações.
BOA
CLIENTELA
Quantitativa e
qualitativamente. Quem venceu ou está por vencer merece ou tem uma
clientela à sua altura e de acordo com o tamanho do seu sucesso. Que
aumenta a medida em que este se consolida. Conseqüentemente.
BONS
AMIGOS
Na vida é
importantíssimo tê-los. Para fazer sucesso é fundamental. Serão eles
que nos ajudarão a fazer sucesso, a fazer mais, ou melhor, a
sustenta-lo e a usufrui-lo. Os melhores são os de toda a vida, pois
com o sucesso aparecerão os de última hora, que nem sempre são
amigos, ainda que tentem parecer.
INVESTIMENTOS
Certamente os bem
sucedidos tem resultados excedentes, que quando bem aplicados, geram
mais imagem. Investir em si, no seu local de trabalho e na sua
carreira são as prioridades, que depois de conquistadas podem dar
lugar a outros indicadores do sucesso.
CARRO
Emoldura um
profissional de sucesso, sem necessidade de ostentação, mas sempre
compatível e proporcional ao estágio atingido. Se os importados
estiveram de moda, os novos tempos farão dos novos modelos, das
inúmeras novas fábricas que aqui se instalaram, os preferidos.
CASA
Ou apartamento,
dependendo das características e exigências da cidade, é elemento de
avaliação, na medida em que os colaboradores do seu sucesso forem
convidados a dela usufruírem e a constatarem como tal.
CHÁCARA
Considerando que o
sucesso não ocorre por acaso, sendo na quase totalidade das vezes a
paga de muito trabalho, o descanso se faz necessário, podendo ser um
outro complemento entre os indicadores do sucesso.
PRAIA
Opção mais
ostensiva nos períodos de férias e opção para desfrutar dos feriados
prolongados, o ter imóvel no mar ou em rio, denota conquistas e
permite convívios que possibilitam aumento no número de novos
clientes.
VIAGENS
Necessidade dos
que conquistaram sucesso nos nossos tempos, as que outrora davam
prestígio, não são mais as preferidas de hoje. Roteiro dentro do
país, como norte e nordeste, ganharam tal destaque que rivalizam com
algumas clássicas, como a Europa por exemplo. Para cumprirem com a
característica de indicadores de sucesso, devem ser comentadas e bem
divulgadas. Inclusive com postais enviados ou lembranças trazidas.
Viaje em um a um
dos indicadores do sucesso acima, além de outros que você
particularmente identifique, fazendo de cada um deles e da vontade
de usufrui-los um motivador a mais para a sua conquista. Para
caracterizá-lo melhor.
(*) Doutorando em Marketing pela ULR / Espanha, MBA em Marketing
pelo ISAE / FGV, Especialista em Marketing pela PUC / PR,
Pós-graduado em Marketing pela ADVB / SP, Administrador pela
Universidade Mackenzie / SP, autor de 29 livros, tendo já publicados
mais de 800 artigos e colunas, 200 no Brasil e 600 no exterior,
ministrador de 220 cursos e palestras.
ribeiro@odontex.com.br
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