OBJETIVOS PROFISSIONAIS
Antonio Inácio
RIBEIRO (*)
INTRODUÇÃO
Muito
se tem falado em marketing focado no serviço ou no cliente. Que hoje
o importante é saber o que o cliente quer. Atentar e atender suas
necessidades e desejos. Mas não se pode em hipótese alguma esquecer
o que você quer. Quais são os seus objetivos. Sem nenhuma dúvida, um
dos pontos chaves para sermos bem sucedidos, em qualquer área de
atividade, é tê-los bem evidentes, claros e ordenados. Quanto mais
definidos e presentes os tivermos, tanto mais no caminho para
alcançá-los estaremos. Aqui se incluem tanto os de natureza
profissional, como de caráter pessoal. Os de curto e os de longo
prazo. Alguns podem fazer parte de um tipo de missão, que é a
definição dos objetivos e atividades, como habitualmente é adotado
em grandes empresas. Defina bem qual é a sua missão e faça dela um
compromisso permanente.
DEFININDO METAS
Para
se conhecer melhor um dos extremos, qual seja onde queremos chegar
com nossa profissão, é importante e oportuno conhecer o outro: o
porque a escolhemos. Hoje, além da vocação, muitos outros fatores
levam à opção de uma profissão: facilidade e possibilidade de
ganhos, rapidez para obter resultados, conceito ou status que a
profissão dá, comodidade pela existência do curso na região,
influência de alguns amigos ou parentes bem sucedidos, dentre
outros.
Tanto
maior a gama de motivadores para a escolha de uma profissão, mais
longe ou perto poderemos estar dos encaminhadores naturais para o
sucesso na mesma. O gostar dela, identificar-se com seu exercício,
conhecer suas peculiaridades, sentir-se bem em poder colaborar com
o próximo, por seu exercício. E de seu objetivo maior, que deveria
ser o realizar-se com ela.
Nos
tempos atuais, perdeu-se um pouco o fator sonho como decisor por uma
profissão. Os encaminhamentos são mais objetivos e envolvem
critérios mais ligados à realidade, que nos põe em busca do ser bem
sucedido. Não eliminam a essência de uma vocação, mas precisam ser
considerados, na medida em que tiveram peso na decisão e fazem parte
das metas pessoais para com a profissão. Aqueles que assim
procederam devem estar conscientes e atentarem a este fator.
Os que
optaram em função de resultados, status ou influências terão de ter
em conta que o objetivo maior é o cliente. Que de seu bom desempenho
dependerá o conceito que se terá como profissional e que, para
chegar mais longe, ser bem sucedido, se deverá cuidar da imagem que
inicialmente fazem os seus clientes e que, em última instância, será
a determinante do seu êxito profissional. Dentro de uma sociedade
de conceitos e valores, pouco se pode enganar quanto aos créditos
que são adquiridos ao longo de uma vida. Dificilmente se conseguirá
mudar a máxima do cliente em primeiro lugar. Para sair-se bem no
desempenho de uma profissão, o cliente tem que estar perto da
satisfação absoluta. E a realização desta meta é o próprio objetivo
e sua conseqüência, o sucesso.
A
atualização profissional tem muito a ver com sua vontade por algo
novo e em evolução. Manter sempre acesa a chama para o recomeço. É
próprio do ser humano ter uma atração pelo moderno e por isso se
rompem conceitos em busca de soluções melhores para os problemas que
afligem ao semelhante. O interesse pela modernização é uma
demonstração de progresso e a confirmação de abertura para um futuro
melhor a você e aos seus clientes, para a sua profissão e para si
próprio. Da mesma forma que a busca incessante da satisfação do
cliente como um todo é objetivo do profissional, esta mesma
determinação deve estar presente no trato dos seus objetivos
pessoais e profissionais.
DEFININDO MEIOS
Muito
embora a maioria das profissões liberais tenha se estruturado melhor
somente nos últimos vinte ou trinta anos, elas se apresentam hoje
com muitas alternativas como modalidade de exercício profissional,
desde generalistas até a dedicação na forma de uma especialidade. É
importante conhecê-las para uma melhor consciência na decisão, ainda
que futura, por alguma delas, bem como avaliação do momento exato
para decisão por uma delas e planejamento adequado para como e
quando começar, para se fazer frente aos custos dos cursos e
conseqüentes pela interrupção da receita nos dias destes.
Àqueles que se estão iniciando o recomendado é a prática generalista
para conhecimento da profissão como um todo. Depois desta fase, uma
prática comum em quase todas as profissões liberais é a dedicação a
uma especialidade em clínica ou escritório com colegas. Esta traz a
vantagem de realizá-lo também nos clientes dos colegas, que terão
assim um leque mais amplo de serviços a oferecer, sem que os
clientes necessitem ficar buscando outros endereços. Esta
comodidade aos clientes constitui-se em vantagem àqueles que ainda
não possuem clientela própria em quantidade suficiente.
Aos
que estão há mais tempo na profissão, que gostem da clínica geral, a
opção por atuar numa especialidade com maior dedicação, sem ser
especialista, além de ser fórmula para avaliar o interesse futuro
para com esta especialidade, é maneira de concentrar despesas com
cursos de atualização e aquisição de livros e revistas de uma só
área. Perante os clientes, a postura seletiva de se dedicar mais a
um tipo de trabalho, melhora sua imagem e adquire status, indicando
a colegas, trabalhos pelos quais não tem interesse de executar.
Deve-se ter em mente que em termos de marketing, a opção por uma
especialidade é um limitador e excludente de pacientes, que como tal
precisa ser bem avaliado, quanto a seu momento certo e gradualidade
da sua adoção.
DEFININDO ATIVIDADES
Diversas são as formas de atuação na profissão, com vários graus de
retorno, quer monetário, quer de realização profissional e pessoal.
Dentre estas, a mais usual é a dedicação à clínica geral. É a que
traz resultados mais imediatos, além de promover uma experiência
maior e uma clientela mais ampla. Além da manutenção do
profissional, pode servir como um laboratório evolutivo na medida em
que o profissional faça naturalmente maior dedicação à
especialidade ou encontre a que tenha maior afinidade e avalie
comparativamente seus casos, tendo assim maior segurança na opção de
qual seguir.
Outra
dedicação que começa a despontar com o surgimento de inúmeros cursos
de graduação, especialização e muitos de atualização e
aperfeiçoamento, é o magistério. Nos cursos de especialização e
atualização em entidades de classe, existe a possibilidade de
retorno financeiro, visto que, na maioria destes, há uma
participação do ministrador no resultado dos cursos. Nas faculdades,
como ainda a remuneração dos professores é pequena em nosso país, o
resultado é mais em forma de satisfação. Os bons profissionais na
clínica ou escritório, quando em atividade docente, têm como
vantagem adicional, além do acréscimo de prestígio, o
encaminhamento de clientes com casos mais complexos, por parte dos
alunos. Como marketing, sua maior justificativa se relaciona com o
prestígio que a função lecionar brinda.
Usando
a escala do aumento de dificuldades, com conseqüente diminuição de
interesses, outra área de atuação dos profissionais liberais é a
pesquisa. Igualmente à situação anterior encontramos pouco incentivo
a esta importante área, principalmente por estar o país num estágio
evolutivo em processo acelerado. O surgimento de novos produtos e
serviços, colabora para seu incremento. Há também uma limitação
extra pela existência de poucas instituições de pesquisa e poucos
recursos seu desenvolvimento.
Boa
parte das pesquisas resulta em uma publicação, que adicionam
conceito extra, a seu realizador, o que se constitui em marketing
profissional indireto. Pelo mesmo critério, chegamos ao topo da
pirâmide, a atividade de escrever e publicar. É nobre e vai ganhar
destaque na medida em que aumentar o interesse dos liberais pelas
novas especialidades e dos que a elas se dedicam, pela leitura. Como
nas duas dedicações anteriores (magistério e pesquisa) encontramos
aqui, novamente, o idealismo e o espírito altruístico de produzir e
levar o conhecimento a todos aqueles que o buscam. As publicações
podem ser na forma de livros, manuais, monografias, trabalhos ou
artigos em revistas científicas ou leigas.
Mais
recentemente começou a surgir uma nova figura nas atividades
profissionais: o “tester”, que recebe em espécie ou em produtos para
desenvolver testes dos novos materiais ou técnicas e que como
complemento podem fornecer consultoria às empresas fabricantes.
Existe também o formador de opinião, profissional de destaque que
recebe vantagens para difundir determinada marca. São atividades
novas e que não estão ainda bem definidas e sedimentadas.
DEFININDO PRIORIDADES
Ainda
que muitos dissimulem, existe no íntimo de cada profissional uma
escala que prioriza ou ordena objetivos. Esta conceituação só é
omitida na medida em que se atribui inversões de valores nos
critérios. Quando conscientemente alimentada, serve como mola
propulsora para o alcance dos objetivos. Sem uma preocupação lógica
seqüencial (embora demonstrando a situação em que é normalmente
omitida) apresentaremos as prioridades clássicas na opção por uma
das profissões:
DINHEIRO CARREIRA FAMÍLIA CLASSE COMUNIDADE
Indiscutivelmente a comunidade é a razão maior de nosso trabalho,
sendo, portanto a preocupação primeira da profissão e da
especialidade. Se nos abstrairmos dela, haverá um comprometimento
de todos os demais objetivos. A classe sintetiza a atuação dos
profissionais como um todo e como tal deve estar acima do
particular, acima do interesse individual. Assim sendo, o exercício
da especialidade não deve estar acima dos interesses de outras
especialidades e de outros profissionais. O sentido exato para esta
é um complemento à atuação da profissão na direção do todo.
Pela
família está a razão de ser do trabalho de um indivíduo, fazendo
dela a célula básica do sentido social. A idéia da família
transcende o eu e amplia as responsabilidades, fazendo do ser algo
mais amplo e maior, decorrendo pelo exemplo, que em muitos casos os
filhos se interessem pela profissão e já com alguns casos
comprobatórios, pela especialidade. A carreira deve ser entendida
como o somatório evolutivo do profissional em exercício. É a própria
existência da pessoa em seu trabalho, e como tal deve ser planejada
e executada.
Embora
envolvendo indicadores nem sempre palpáveis, a própria ascensão de
um profissional é sinal da dedicação a seu trabalho. A carreira deve
ser vista como uma das coisas mais importantes, pois se constituirá
em verdadeiro patrimônio e que no caso da descendência vir a se
interessar pela profissão, poderá ser um legado.
Dinheiro. Não pode estar em primeiro lugar. Também não precisa ser a
última coisa a ser pensada. A bem da verdade, o dinheiro virá de
forma segura como conseqüência de um trabalho. Não há necessidade
de ter-se pudor ao lucro, como também o dinheiro não pode subir à
cabeça como a primeira coisa que se vê. Como válvula de segurança,
lembre que os bons clientes (objetivo de todo bom profissional)
percebem facilmente quando o colocam em primeiro lugar e quando não,
em pouco tempo pela constatação de que a qualidade do serviço não
foi a primeira preocupação. Invertemos propositadamente a ordem das
colocações, para que ao se estabelecer prioridades a maior esteja
antes e os demais sejam conseqüentes.
DEFININDO ÉPOCAS
Numa
maratona, como em provas de longa distância, há que se dosar
energias, se distribuir adequadamente as cargas. De 0 a 10 anos a
maior preocupação é não ter preocupação. Dos 10 aos 20, a formação
educativa é fundamental. Dos 20 aos 30 se tem energia e vigor físico
para trabalhar muitíssimo. É inteligente dos 30 aos 40 trabalhar
muito e fazer estudos de atualização e especialização. Dos 40 aos 50
trabalhar razoavelmente e começar a devolver o conhecimento
adquirido, ministrando. Dos 50 aos 60 trabalhar pouco e passear
bastante para acima dos 60 ter tempo, saúde, condições e motivação
para pensar muito e decidir o que fazer da vida. Esta colocação
simplista tem por objetivo fazer com que cada um se situe em sua
fase, avalie as etapas já vividas, os objetivos alcançados e os
tempos adequados para atingi-los. O importante é ter bem claras e
definidas as prioridades, para definir as atividades e meios para
atingir as metas nas épocas certas.
Este é
o próprio sentido da vida e a satisfação pelas conquistas tem muito
a ver com os objetivos pessoais e profissionais conquistados nos
tempos certos. Quanto mais você souber o que quer, mais fácil lhe
será identificar o que seu cliente busca. Bem como o atingimento do
que ambos estão querendo: satisfação de
suas
necessidades e desejos. Que são atenções maiores de um bom
marketing.
(*) Doutorando em
Marketing pela ULR / Espanha, MBA em Marketing pelo ISAE / FGV,
Especialista em Marketing pela PUC / PR, Pós-graduado em Marketing
pela ADVB / SP, Administrador pela Universidade Mackenzie / SP,
autor de 28 livros, tendo já publicados mais de 800 artigos e
colunas, 200 no Brasil e 600 no exterior, ministrador de 190 cursos
e palestras. ribeiro@odontex.com.br
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