Odontologia no Brasil

 Receba nossas
 novidades
em
seu e-mail

Home
Conselhos de Odontologia
Faculdades de Odontologia
Eventos/Congressos
Artigos
Científico
Marketing
Gestão
Opinião
Internet
Blog de Marketing
Odontologia em Links
Guia de Dentistas
Guia de Empresas
Livraria  odontológica
Concursos de odontologia
Empresas em Foco
Procure na Internet
Odontologia em Noticias
Orientando
Responsabilidade social
Dicas de Saúde
Anuncie Aqui
Fale Conosco
FAQ
Quem somos
Política de Privacidade

Clique aqui e faça do Odontosites sua página Inicial


Apoio:

Orientando

 

Doença Periodontal
 
Para se entender o que é doença periodontal, é preciso saber o que é periodonto

 

Doença Periodontal  
 
 
Para se entender o que é doença periodontal, é preciso saber o que é periodonto. Chamamos de periodonto o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua fixação: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam a raiz do dente ao osso, seria a sustentação do dente.

Na doença periodontal há o comprometimento dessas estruturas pelo processo inflamatório, o que leva à reabsorção do osso, diferentemente de uma gengivite onde a inflamação só atinge a gengiva não havendo alteração óssea. A placa bacteriana aderida ao dente é a grande responsável pela doença periodontal, porém algumas alterações na gengiva podem está relacionadas a causas hormonais, ao uso de alguns medicamentos, cigarro e stress.

O sinal mais característico da doença é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais (expondo parte das raízes), retenção de alimentos e inchaços.

O tratamento da doença periodontal é realizado pelo cirurgião-dentista, que fará a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, são indicadas cirurgias para facilitar o acesso. Uma vez tratada a doença, os pacientes devem retornar ao consultório. São visitas para manutenção que objetivam assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a progressão da doença como a sua recidiva. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de três / três meses e de quatro a seis meses para a maioria das pessoas.

Uma das dúvidas mais freqüentes dos pacientes é se uma vez tratada a doença, os tecidos periodontais recuperam-se integralmente.Bem,com exceção das gengivites, as doenças periodontais deixam alterações estéticas como: Deslocamentos na posição dos dentes, retração gengival com conseqüente aumento no comprimento dos dentes. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.

As doenças periodontais são grandes responsáveis pela perda de dentes em adultos, mas sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através da limpeza bucal com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.

Obs: Quando houver sangramento na gengiva, não se deve parar de usar o fio dental e nem a escovação, deve-se fazê-los de forma correta sem machucar a gengiva (que já está inflamada), dessa forma melhorando o quadro de inflamação só com a higiene. Porém, isso não descarta a necessidade de procurar um cirurgião-dentista.
Dra Cristina Leal Rodrigues
CRO 4414-ES

Publicado em 16/02/08

Fonte:portalmaratimba.com.br

Quer algumas dicas sobre como ter um belo sorriso? clique aqui veja literatura recomendada

Publicidade