Durante uma ação para combater e prevenir o câncer de boca, realizada na manhã deste sábado (18), no Núcleo de Odontologia Especializada (NOE), em Vila Velha, detectou seis possíveis casos da doença entre cerca de 50 pacientes. O número parece pequeno (corresponde a 12% dos atendimentos desta manhã), mas as estatísticas preocupam. No Estado, estima-se que sejam detectados cerca de 250 casos de câncer neste ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.
-
-
O câncer de boca, assim como os outros tipos de cânceres, surgem sem causar dor e, para que possa ser totalmente curado, precisa ser descoberto logo no estágio inicial da doença. No entanto, em 65% dos casos, os pacientes procuram atendimento quando o tumor já está em um estágio avançado.
Assista ao vídeo da TV Gazeta sobre o assunto
O dentista Ayrton Faier Machado afirmou que os fumantes, usuários de prótese dentária que causam desconforto e ferimentos fazem parte do grupo de risco da doença. Ele avisa que para se prevenir é preciso consultar o dentista, semestralmente. “Qualquer alteração que a pessoa ache, desde uma mancha branca, uma alteração de cor, uma alteração da textura do tecido, qualquer coisa suspeita, diferente do normal, ela deve imediatamente procurar o dentista para ser encaminhado ao tratamento”.
-
-
foto: Melina Mantovani
A costureira Neuza Neves, de 56 anos, soube do evento e procurou atendimento rapidamente. “Eu já estava procurando um dentista, porque a gente fica preocupada, pois a doença está se espalhando mesmo. Então a gente tem que se cuidar. Melhor prevenir do que remediar”, disse a costureira.
Já a auxiliar de laboratório Virgília Cristiane Silva, de 31 anos, observou alterações na boca e decidiu que estava na hora de procurar o dentista. “Eu vim até o Núcleo porque há muitos anos não faço tratamento nos dentes e estou sentindo alguns sintomas, a língua está esbranquiçada, aí resolvi vir”, contou.
O evento acontece até às 17h e oferece exames gratuitos para dectar sintomas de câncer de boca. A população é atendida por dentistas e, em alguns casos, a biópsia é solicitada no próprio local. O tratamento pode ser feito de forma gratuita pela rede de saúde estadual.
Fonte: Gazeta on-line
-
-