Promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, o 30º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo está praticamente pronto e traz novidades.
Considerado o maior evento de odontologia da América Latina, o CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo) atraiu este ano quase 80 mil pessoas – entre visitantes, congressistas e expositores. Realizado no Expo Center-Norte, em São Paulo, o evento contou, principalmente, com a presença de profissionais da odontologia e de empresas do setor provenientes de 20 países.
-
-
Para a 30ª edição do evento, que acontece entre 28 e 31 de janeiro de 2012, quase tudo já está pronto: grade científica com alto nível de excelência, ministradores nacionais e internacionais renomados – que vão mostrar as principais novidades em pesquisa, tecnologia e ciência em odontologia –, e distribuição bem definida de espaços comerciais para a 15ª Feira Internacional de Odontologia de São Paulo (FIOSP) – que acontece paralelamente ao congresso.
“Como há mais de 50 anos a APCD promove o congresso de odontologia – chamado de ‘congressão’ por conta de sua importância –, já temos expertise suficiente em termos de organização. No próximo ano, além da expectativa de um público ainda maior, contamos com uma área comercial bastante expandida – passando a ocupar vinte mil metros quadrados – e com novas atividades científicas”, diz Carlos Battaglini, presidente do 30º CIOSP.
De acordo com Battaglini, o CIOSP representa uma grande oportunidade de encontro entre profissionais de odontologia, bem como de troca de experiência e atualização em relação ao que há de mais novo em termos de técnicas, equipamentos e produtos para a rotina do consultório. “Trata-se de uma excelente oportunidade de reciclagem profissional, já que o mercado está cada vez mais competitivo e exigente. Como os serviços odontológicos estão mais acessíveis à população em geral, temos de estar cada vez mais preparados para prover um atendimento altamente qualificado e atender às expectativas dos nossos pacientes, valorizando sempre o cuidado com a saúde bucal como parte intrínseca à saúde geral”.
-
-
Por sua característica multifacetada e multidisciplinar, o CIOSP já é visto como evento obrigatório para profissionais de saúde. “Para melhorar a saúde bucal do brasileiro, é preciso considerar a interferência do meio social, econômico, cultural e ambiental. Por isso, eventos que ampliem essa discussão, resultando em mais ações sociais direcionadas à valorização dos hábitos de higiene da população, como os cuidados com a escovação e a consulta ao cirurgião-dentista, por exemplo, são muito bem-acolhidos não só pelos profissionais de saúde, mas por suas famílias, comunidades e pelas esferas governamentais”, diz o presidente.
Com a colaboração de uma comissão organizadora composta por 200 cirurgiões-dentistas voluntários, associados da APCD, a 30ª edição do CIOSP terá como novidades o Fórum Latino-americano – em que profissionais da América Latina irão expor as práticas odontológicas adotadas em seus respectivos países, proporcionando valiosa troca de experiência –, o Fórum de Gestão e Empreendedorismo – com foco em noções de marketing, relacionamento com clientes e administração de consultório –, o Fórum sobre Células-Tronco e o Simpósio sobre Halitose – dois assuntos atuais, com relevantes pesquisas e aplicabilidade na odontologia, que evidenciam a importância da atuação multiprofissional na saúde.
Battaglini afirma que “além de conhecer as novidades em termos de equipamentos e produtos, e de rever colegas de profissão, trata-se de um congresso contemporâneo que tem a missão de atender às expectativas de um profissional que faz uso de diversas tecnologias em seu consultório, está totalmente sintonizado com as questões globais e integrado nas mídias sociais”.[www.ciosp.com.br].