O que é ser Cirurgião-Dentista?
É cuidar da saúde bucal das pessoas. Esta parece ser uma resposta muito apropriada à pergunta, afinal, é a atividade do dia-a-dia da maioria de nós. Apesar disso, acredito ser uma resposta incompleta e até injusta diante da complexidade da profissão.
Imagine um Cirurgião-Dentista realizando um procedimento qualquer em seu paciente. Para que aquele momento exista, muitos outros eventos não diretamente ligados ao ato clínico aconteceram. Ou seja, antes do Dr. expressar toda sua competência clínica ele precisa exercitar outras competências não-clínicas tão importantes quanto aquela.
-
-
O que é ser Cirurgião-Dentista?
É ser mais do que um clínico. Gosto de pensar que para exercer sua profissão com excelência e realização o Cirurgião-Dentista precisa adquirir competências em quatro grandes campos, entendendo competência como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes utilizados para realizar algo com maestria.
Quais são esses campos ou conjuntos de competências necessárias para ser um Cirurgião-Dentista?
Campo Técnico
as competências aqui são aquelas adquiridas na graduação e aperfeiçoadas nas pós-graduações, aperfeiçoamentos e na experiência adquirida na prática clínica. Essas competências são o foco das Faculdades de Odontologia. Um foco tão forte que passa a ser considerado único e suficiente para garantir o sucesso. Incentiva-se cada vez mais a especialização ao ponto de algumas escolas retirarem conteúdo da graduação para serem ministrados nos cursos de pós-graduação, numa atitude questionável do ponto de vista educacional mas muito rentável às equipes das disciplinas promotoras desse tipo de negócio. O resultado é um profissional lançado no mercado “meio-formado”. Conheço alguns que só aprenderam a realizar tratamentos endodônticos de pré a pré. E os molares? Faça nossa pós-graduação…
Campo Relacional
O Cirurgião-Dentista passa o dia inteiro com pessoas: pacientes, mães, pais, avós dos mesmos, membros de sua equipe, sócios, colegas de trabalho, fornecedores de serviços (como o protético) ou de produtos (como vendedor da Dental), fiscais de todos os tipos, gerentes de bancos, etc. e tal. Com uma lista tão grande de pessoas para lidar ao mesmo tempo em que se dedica a cuidar da saúde bucal de seus pacientes, é quase uma questão de sobrevivência desenvolver competências em relacionamento interpessoal.
-
-
- Liderança,
- empatia,
- comunicação,
- carisma,
- saber negociar,
são apenas algumas das competências deste campo. Antes do paciente sentar-se na cadeira do Cirurgião-Dentista houve todo um trabalho de relacionamento com diversas pessoas envolvidas direta ou indiretamente.
Esse tipo de competência nem é cogitado nos planos de curso das Faculdades de Odontologia. Quando o foco é exclusivamente adquirir competências técnicas, não há espaço mesmo para se falar de algo tão intangível como as relações humanas. Mas, o que é o ato de curar senão um tipo muito especial de relação entre dois seres? Não passou da hora de incluir nos cursos de Odontologia matérias como liderança de equipes, administração de conflitos, relacionamento com clientes, a arte de negociar e tantos outros temas que ajudariam na construção de um Cirurgião-Dentista bem preparado?
Campo da Gestão de Negócios – quando não está cuidando da saúde bucal e se relacionado com pessoas, o Cirurgião-Dentista está administrando seu negócio. E o consultório é um negócio que, como todo e qualquer negócio no mundo inteiro, existe para dar lucro. Ele recebe, paga, empresta, planeja, compra, investe, enfim gerencia. Pena que, muitas vezes, negligencie essa função. Alguns não sabem exatamente quanto ganham ou gastam e acabam se assustando com o saldo negativo do seu banco e com os juros que o acompanham. Os bancos adoram tê-los com clientes. Claro que existem os que tiram tudo isso de letra, mas a grande maioria não sabe nem os conceitos mais elementares de administração de pequenos negócios como os contidos nas cartilhas do SEBRAE.
A explicação é que a Universidade não desenvolve no estudante a cultura empreendedora, salvo raras e louváveis exceções. Não é questão apenas de criar disciplinas de gestão e marketing odontológico, mas de permear todo o planejamento do curso em torno da idéia de que o Cirurgião-Dentista será dono de um pequeno negócio onde a Odontologia é o produto. A Universidade ensina a pescar mas não a vender o peixe e muito menos a lidar como o dinheiro e com os custos da pesca.
Campo do desenvolvimento pessoal. Falamos de competências técnicas, relacionais e gerenciais, mas não falamos do mais importante: o ser humano que é o Cirurgião-Dentista. Este precisa desenvolver-se como pessoa nas suas dimensões biológicas, psíquicas e sociais.
-
-
- Autoconhecimento,
- motivação, resiliência (capacidade de resistir às críticas e às adversidades),
- Ética,
- saber ouvir,
- saber tomar decisões,
- ter etiqueta profissional,
são algumas das competências deste campo. Em geral elas são ignoradas tanto pela Universidade como pelo profissional, mas ao analisar os efeitos positivos de cada uma delas vemos como são importantes.
O que é ser Cirurgião-Dentista?
Ser Cirurgião-Dentista é ser completo em todas essas e outras competências que não estão aqui listadas. Muitas delas não são desenvolvidas na Universidade e nem fora dela. Cabe portanto ao profissional compensar essas falhas ou gap de formação lendo, fazendo cursos, adquirindo cultura. Depende dele mesmo construir-se.
Dúvidas na condução de sua carreira? Se precisar de uma forcinha para dar um “up” na sua vida profissional e pessoal veja uma interessante proposta de coaching para dentistas especialmente formulada conhecendo as dificuldades de nossa “Profissão Dentista” (clique aqui)