fbpx

A melhor banda de todos os tempos da última semana

O valor de um profissional não aparece de uma hora para a outra, nem com as melhores estratégias de marketing. No máximo teremos aquilo que foi cantado de forma ácida e jocosa na música dos Titãs A melhor banda de todos os tempos da última semana*: Quinze minutos de fama

O valor de um profissional não aparece de uma hora para a outra, nem com as melhores estratégias de marketing. No máximo teremos aquilo que foi cantado de forma ácida e jocosa na música dos Titãs A melhor banda de todos os tempos da última semana*:
Quinze minutos de fama
Depois descanse em paz…
Faltará a sustentabilidade, simplesmente pelo fato de que valorização é uma construção, é o resultado de uma conquista e portanto requer tempo e muito esforço e dedicação.
No caso da Odontologia, valorização é um processo de reconquista, afinal já estivemos melhores nesse quesito, não? Os antigos têm saudades da época em que ser Dentista dava mais status. Hoje ganhamos menos que os médicos no Serviço Público e não conseguimos receber o que gostaríamos como profissionais liberais. Nossa renda caiu e as despesas continuam as mesmas ou até aumentaram.
Nosso “produto” não tem mais o mesmo valor de antes? Afinal, ele é facilmente trocado por um novo celular, por uma viagem, por aquele um carro dos sonhos ou mesmo por uma boa balada! Será que é reflexo do aumento da oferta de Dentistas vindos de tantas Faculdades onde é tão fácil entrar e sair? Será que o mundo mudou e não percebemos ainda?
Quem deveria zelar por essa valorização, nossas entidades de classe, não trabalham em sinergia. Gastam seu tempo em disputas de poder sobre quem é o mais representativo, quem é o mais popular, quem é o mais poderoso. Conselhos versus Associações versus Sindicatos. Disputas que no fundo tem mais a haver com egos e interesses financeiros do que com o real interesse no futuro dos profissionais da Odontologia do Brasil.
Isso cria a sensação de que estamos sós. Na prática, é uma luta guerrilheira travada no dia-a-dia de nossos consultórios, face a face, com o cliente. Acontece que somos muitos, quase 2 centenas espalhados pelo País e um ponto negativo que ganhamos de nossos pacientes repercute de forma arrasadora em toda a Classe. Como diz o ditado: Noticia ruim corre rápido. Algumas categorias recebem rótulos injustos por conta de alguns maus comportamentos de alguns maus profissionais. Queremos ir pelo mesmo caminho?
É algo que temos que pensar antes de tratar com grosseria ou indiferença nosso paciente, criticar o trabalho dos colegas, realizar procedimentos de qualidade duvidosa, não dar garantia de nosso trabalho, não zelar pela limpeza do consultório e pelo comportamento moral ilibado, nosso e de nossa equipe e tantas outras faltas Éticas que são as principais causas de queixas e até de processos contra Cirurgiões-Dentistas. Limpar uma imagem demora décadas, sujá-la é questão de segundos.
A boa notícia é que o contrário também é verdadeiro! Cada ponto positivo conquistado no coração de nosso paciente se reflete na boa imagem que a população faz da Odontologia e de seus profissionais. Lenta e consistentemente, vamos reeducando o olhar da comunidade sobre nossa profissão.
Se zelarmos pela boa qualidade clínica, considerarmos nossos pacientes como o centro absoluto de nosso trabalho e tratarmos nossos colegas com o respeito que merecem, vamos contribuir de forma muito positiva para a reconstrução e reconquista da valorização da profissão de Cirurgião-Dentista.
Isso demora? Sim! Dá trabalho? Sim! Mas vale muito a pena pois alcançaremos a sustentabilidade dessa valorização. Ou queremos continuar a ser a melhor banda dos todos os tempos da última semana ?

-

-

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.