(*) Por Dr.Roberto Caproni
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A história da maioria dos dentistas é parecida. Ele sai da faculdade, faz especialização numa ou mais áreas da odontologia e entra no mercado. Ele é bom na técnica mas entende pouco ou nada das regras que regem o mercado. Trabalha duro durante duas décadas, acumula recursos e constrói a clínica dos seus sonhos. É neste momento que inicia os seus pesadelos profissionais.
A síndrome dos vinte anos: o dentista constrói um monumento ao nada. Utiliza praticamente todos os seus recursos para construir uma clínica que expressa os seus sonhos mas nada tem a ver com os sonhos dos seus clientes. São clínicas luxuosas e sofisticadas, muito maiores do que o necessário e que dificilmente darão retorno sobre o capital investido.
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Sonho é sonho mas negócio é negócio. Um consultório ou uma clínica é muito mais um negócio do que um sonho. Negócios têm a ver com a razão e sonhos têm a ver com a emoção. A emoção não é a melhor conselheira no mundo dos negócios. Um famoso ditado romano diz que devemos nos aconselhar com o vinho mas decidir com a água.
Tudo começa com um sonho. Mas para realizar este sonho temos que ser racionais, planejando cuidadosamente e implementando cada etapa com disciplina. Tudo isto temperado com emoção. Observe que a emoção deve ser apenas um tempero da razão. Se agimos emocionalmente e ignoramos a razão, vamos ter problemas. Emoção e razão são importantes na vida e se complementam mas cada uma destas importantes características humanas tem o seu momento.
Vivemos uma vida emocional com pitadas de razão. O correto seria viver a vida racionalmente com pitadas de emoção.
A síndrome dos vinte anos gera clínicas superdimensiondas, com clientes se afastando devido a perda de identidade causada pela ostentação e pelo luxo inadequado ao publico-alvo, gera dentistas frustrados e sem recursos porque investiram duas décadas de trabalho árduo num sonho que, infelizmente se transformou num pesadelo. Tudo isto pode ser evitado com planejamento.
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O que é planejamento? Planejamento é pensar racionalmente antes de fazer! É conhecer o mercado e suas potencialidades. Não faz sentido gerar oferta para demandas inexistentes. Quem fere a Implacável lei da oferta e da demanda pagará um elevado preço por isto. É premiado aquele que se orienta pela demanda e pelo potencial do mercado. O prêmio vem na forma de melhores resultados financeiros, mais qualidade de vida e mais prestígio social. É isto que você merece conquistar depois de duas décadas de trabalho!
(*) Dr. Roberto Caproni
É graduado em Odontologia e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e em Ciência do Comportamento. É autor do livro bestseller Marketing Aplicado à Saúde que se encontra na 4a edição. Escreve artigos para jornais e revistas da área da saúde publicadas na América Latina e na Europa. Ministra palestras de Marketing Aplicado á Saúde e o curso MBA Compacto de capacitação de mercado para profissionais de saúde..
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