fbpx

ABCD realiza no Brasil campanha da FDI para Dia Mundial da Saúde Bucal

Estima-se que 90% da população mundial terão alguma doença bucal. No Brasil, embora os índices de cárie tenham recuado, há ainda muito a ser feito: 56% das crianças aos 12 têm a doença

-

-

A Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) lança no Brasil a campanha da Federação Dentária Internacional (FDI) para comemorar globalmente o Dia Mundial da Saúde Bucal 2014 – Celebrando Sorrisos Saudáveis, em 20 de março. Como membro regular da entidade internacional, a ABCD acompanha a orientação da FDI a seus países membros e orienta jovens e adultos sobre a importância de se manter boca e dentes saudáveis ao longo de toda a vida. De acordo com a presidente da FDI, a coreana Tin Chun Wong, “mais de 90% da população mundial vão sofrer alguma forma de doença bucal em suas vidas, mas muitas dessas pessoas podem ser tratadas ou se prevenir com uma rotina de cuidados bucais diários”. “Há mais de 1 milhão de profissionais que cuidam da saúde bucal em todo o mundo e, em 2014, esperamos que eles participem, como nossos parceiros, para fazer do Dia da Saúde Bucal um sucesso global.”

 fdi-presidents
Cecchetto (ABCD) e Tin Chun (FDI) – o Brasil e o mundo pela saúde bucal

Para Sílvio Cecchetto, presidente da ABCD, o Brasil, que tem  1/4 dos cirurgiões-dentistas do mundo, tem o dever de fazer dessa campanha uma mobilização nacional, motivando profissionais e população na direção de obter melhor saúde bucal para todos, pois há, ainda, muito a fazer.  “Como  representante do País junto à Federação, a ABCD está empenhada em mobilizar os 254 mil cirurgiões-dentistas brasileiros a trabalharem nesse projeto ao lado de profissionais de mais de 50 países que já encamparam a ideia”, afirma Cecchetto.

As  filiadas da ABCD,  seus cirurgiões-dentistas e acadêmicos, localizados em todas as regiões do Brasil, vão receber suporte para serem eles os comunicadores de informações para a população sobre a importância da saúde bucal para a saúde geral.

-

-

Mais informações podem ser acessadas no site da campanha: www.saudebucal2014.com.br.

fdi-map

1 – Dados da FDI sobre saúde bucal e doenças bucais no mundo

* 90% da população terá doença bucal ao longo de sua vida, que vão desde cáries, doenças periodontais a câncer oral.

-

-

* Apenas 60% da população mundial têm acesso a cuidados bucais.

* 60% a 90% das crianças em idade escolar, no mundo, têm a doença cárie.

* Dor de dente é a razão número um para o absentismo nas escolas em muitos países.

* Embora a carga de doenças bucais esteja diminuindo nos países desenvolvidos, as complicações periodontais estão se tornando mais comum, especialmente em pessoas mais velhas. Principais fatores de risco como o tabaco e o consumo de álcool e uma dieta rica em gordura, sal e açúcar contribuem para uma série de doenças crônicas, incluindo doença bucal.

* O principal cuidado individual com a saúde bucal é a prevenção, com escovação duas vezes ao dia, com creme dental com flúor e visitas regulares ao cirurgião-dentista.

* Há mais de um milhão de cirurgiões-dentistas qualificados em todo o mundo que, usando tratamentos dentários modernos, podem restaurar quase todas as funções e estética de uma dentição saudável. No entanto, eles não estão distribuídos igualmente ao redor do planeta, deixando muitas das regiões mais pobres e mais carentes com menos de um cirurgião-dentista para uma população de 300 mil pessoas”, aponta a presidente da FDI, ressaltando o esforço conjunto que precisa ser feito para vencer esse desafio.

Fonte: FDI

2 – Cárie no Brasil

A cárie dentária continua sendo o principal problema de saúde bucal dos brasileiros.

* Na idade de 12 anos,  o índice de cárie é de 56%.

* O número médio de dentes atacados por cárie  é de 2,1, com variações por regiões.

* As necessidades de próteses dentais em adolescentes são de 52%.

* Entre os adultos o destaque cabe a uma importantíssima inversão de tendência: as extrações de dentes vêm cedendo espaço aos tratamentos restauradores. Em adultos, as necessidades de próteses reduziram-se em 70%.

Fonte: Ministério da Saúde (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB-Brasil)

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.