-
-
Em geral, a partir da década de 90, o cenário pintado pela área de saúde, em específico a Odontologia, ainda era omisso diante de uma futura demanda reprimida na gestão de carreiras e de negócios. O grande desafio desde então era, não só gerir a carreira profissional como gerir a vida pessoal. Não há dúvidas que as pessoas são “administradoras” natas de suas vidas, tomam decisões e encaram os desafios em busca de uma posição melhor na vida.
O grande desafio dos odontólogos de hoje é não só ter habilidades de gerirem suas carreiras e vidas pessoais mas também como gerir o seu próprio negócio e ainda exercerem suas profissão com exemplar maestria.
Com a Odontologia Integrada, clínicas multidisciplinares são cada vez mais comuns nas grandes cidades e em algumas cidades dos interiores do país a fora, portanto, devido a esse fato surge uma nova profissão: “O Dentista Administrador”. A pergunta é : Até que ponto o profissional com sucesso , consegue administrar recursos humanos, financeiros e operacionais e ainda sim clinicar com a mesma eficiência de quando tinha apenas um consultório? Será possível?
-
-
Alguns profissionais já contratam seus consultores e empresas especializadas em Marketing e Gestão em Saúde, a terceirização (Outsourcing ) desses serviços é uma opção para quem pretende dedicar mais tempo a vida profissional e pessoal sem se “preocupar” com a gestão do seu negócio. A diferença esta em dar pesos às coisas mais importantes do seu dia a dia. Outra solução e selecionar , recrutar e treinar pessoas criando um modelo de negócio estável e de fácil controle. Nesta opção o profissional investe mais tempo em questões de gerenciamento do que com relação a primeira alternativa.
Independente do modelo escolhido o importante é levar em consideração alguns fatores essenciais para o sucesso na gestão do seu negócio. Tais como:
- Gestão de processos
- Gestão de pessoas
- Integração do corpo clínico no atendimento
- Gerenciamento da satisfação do cliente
- Gestão financeira
A Odontologia Integrada é mais que uma tendência é uma realidade e vale repensar seus processos internos visando organizar os itens acima de forma eficaz para melhor reter seus clientes e assim conseguir definir seu posicionamento estratégico e o crescimento e sustentabilidade do seu negócio.
Por Alexandre de Araújo Silva Filho
Diretor de Marketing da ATM2 comunicação Integrada de Marketing
14 anos de experiência em gestão de negócios e Marketing e vendas.
Bacharel em Marketing – Centro Universitário da Cidade
Pós-graduando em Gestão de Negócios – IBMEC RJ
Professor e coordenador do curso de Extensão de Marketing aplicado a Odontologia – UNIG – Nova Iguaçu
Especialista em Marketing e Gestão em Saúde.
Especialista em Marketing Odontológico.
Membro e palestrante do Clube do Conhecimento sobre temas de Marketing, Gestão e Estratégia – RJ
www.atm2.com.br
-
-