fbpx

‘Sergipe de Todos’: prevenção é palavra de ordem nas atividades de saúde bucal

Campanha conta com apoio da Secretaria de Saúde

O tradicional escovódromo chama a atenção dos que nesta sexta-feira, 6, resolveram aproveitar o leque de serviços oferecidos na sexta edição do ‘Sergipe de Todos’ em Pirambu, no litoral norte do estado. No espaço onde foi montado o escovódromo pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a palavra de ordem é prevenção, expressão que passou a fazer parte do vocabulário de Aelton Monteiro Sabino, 11 anos. “Escovar os dentes três vezes ao dia e sempre que lanchar, para evitar cárie”, respondeu o garoto, quando perguntado sobre o que aprendeu com a equipe de Saúde Bucal da SES.

-

-


Aelton, que reside em Japoatã e está passando uma temporada com o pai em Pirambu, circulava sozinho pelos estandes do Sergipe de Todos, quando se interessou em ir até o escovódromo pedir uma escova dental. “A minha eu perdi faz um tempinho e meus pais ainda não tinham comprado outra”, informou o pré-adolescente. Ele não só ganhou o material que precisava (escova e creme dental), como foi orientado sobre a maneira correta de utilizá-lo e ainda recebeu uma aplicação de flúor. O resultado pode ser percebido no sorriso do pequeno cidadão.


Acompanhado pela mãe Graciete Almeida da Silva, Carlos Henrique, de apenas cinco anos, também diz ter aprendido como fazer a higiene bucal com freqüência. “Não é de um lado para o outro e sim rodando”, afirmou o pequeno, referindo-se aos movimentos circulares que devem ser feitos com a escova, conforme ensinou a dentista que o atendeu. “A gente ensina em casa, mas é sempre bom ter a orientação de um profissional”, disse Graciete, que levou seus cinco filhos até a sede do município nesta sexta. “Ainda quero tirar a minha identidade e a do mais velho que tem 11 anos”. A família reside no povoado Aguilhadas.


Para aqueles que acham que prevenção às doenças da boca é somente “coisa de criança e de jovens”, o morador do povoado São José, Jorge Rodrigues, de 62 anos, deu o exemplo. “Não tem idade pra isso não, nunca é tarde para aprender a se cuidar e viver melhor”, disse Jorge, que descobriu as ações do ‘Sergipe de Todos’ em Pirambu por acaso. “Vim trazer minha mulher no centro da cidade e percebi o movimento na praça de eventos, daí aproveitei para pedir orientação a respeito de um problema no dente que vem me incomodando”.

-

-


Aproximação
De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Rosiane Azevedo, o trabalho desta sexta-feira, como parte do projeto do Governo de Sergipe, não pretende mostrar para a população que ela só tem acesso a esses serviços de forma itinerante. “A proposta aqui é aproximar o cidadão das ações de saúde pública. No caso da saúde bucal, a pessoa chega, recebe sua escova dental, aprende a escovar, tem direito à aplicação de flúor e outros pequenos serviços, mas ela sai daqui informada sobre como e onde ter acesso à oferta do SUS, garantida diariamente pelo Estado e municípios”, conclui a odontóloga.


O trabalho conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Pirambu, que disponibilizou alguns profissionais da área para auxiliar a equipe da SES.


 

-

-

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.