fbpx

Álcool aumenta riscos de câncer de boca e laringe

Fumo é um dos grandes vilões no câncer de boca

O número de casos de câncer de boca e laringe aumentou de forma alarmante entre as pessoas de 40 anos na Grã-Bretanha, principalmente devido a um aumento do consumo de álcool, segundo estudo publicado nesta terça-feira.

-

-

Novos dados da associação britânica Cancer Research UK revelaram que o número de pessoas de entre 40 e 50 anos que desenvolveram câncer de boca, de língua, de lábios ou de garganta aumentou 28% entre os homens e 24% entre as mulheres, desde a metade da década dos 1990.

Fumo é um dos grandes vilões no câncer de bocaEmbora o tabaco seja o principal fator de risco para o câncer de boca, os cânceres causados por fumo demoram 30 anos para se desenvolver. Com isso, os especialistas acreditam que o culpado seja o segundo fator de risco, ou seja, o álcool.

“O consumo de álcool duplicou desde os anos 1950 e a tendência que vemos atualmente está provavelmente ligada aos níveis de consumo de álcool continuamente em aumento”, declarou Hazel Nunn, uma das responsáveis do centro.

-

-

Nunn considerou realmente alarmantes os últimos dados, que mostram um aumento de mais de 45% desde que começaram a contabilizar estas estatísticas em 1975.

“Acredita-se que aproximadamente 75% dos casos de câncer de boca são causados pelo tabaco e o álcool“, disse.

“O tabaco é, de longe, o maior fator de risco para o câncer de boca. Mas para as pessoas da faixa dos 40 anos parece que também há outros fatores que contribuem para o aumento da incidência do câncer de boca”, explicou.

Além do álcool, entre estes fatores estão também uma dieta pobre em frutas e verduras e o papilomavirus humano (HPV) transmitido sexualmente, que também causa câncer cervical.

-

-

Quase 5.000 casos de câncer de boca são diagnosticados a cada ano na Grã-Bretanha, e 1.800 pessoas morrem desta doença.

Don Shenker, responsável da associação benéfica Alcohol Concern, disse que muita gente não é consciente da conexão entre o álcool e o câncer.

“Enquanto o câncer de fígado continua sendo a doença mais fatal ligada ao álcool, mais e mais pessoas sofrem de cânceres de boca, e os níveis recordes de consumo de álcool sem sombra de dúvidas desempenharam um papel nisso”, declarou.

 

Fonte:AFP

 

 
.

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.