Por Marisa De Lucia
-
-
Deverá ser lançado no mercado ainda este ano uma nova versão do Alluminajet, aparelho criado em 2001 pelo dentista Izio Mazur, que remove cáries sem o uso de brocas.
Por meio de sua empresa Superdont, Mazur chegou a vender 300 aparelhos, mas interrompeu a fabricação por não ter conseguido divulgá-lo nem produzi-lo em escala.
-
-
Interessados pelo aparelho, que leva este nome por utilizar o óxido de alumínio como material abrasivo, técnicos do Laboratório de Robótica da Coppe (Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) estão desenvolvendo o Alluminajet em nova versão e prometem lançá-lo no mercado ainda em 2010.
O aparelho emite jato de ar com substância abrasiva, que atinge com precisão a cárie, a qual é destruída em segundos. Sem uso de brocas e, portanto, sem anestesia promete reduzir em até 70% os incômodos desses procedimentos.
Dentistas alemães já adotam sistema semelhante
Em Hamburgo, um novo procedimento chamado Kariesinfiltration, da empresa DMG, tem tratado cáries sem a utilização de brocas. Contudo, ele pode ser usado apenas em alguns casos, como explica a diretora da DMG, Susanne Stegen. "O procedimento é eficaz no combate à cárie em estágio inicial, aquela que está no esmalte do dente e avançou no máximo até o primeiro terço da dentina. Tudo o que for mais profundo requer, infelizmente, a broca."
-
-
De acordo com o dentista Ulrich Schiffner, da Clínica Universitária de Eppendorf , “O problema é que, em buracos que afetam apenas o esmalte do dente ou um pouquinho mais, é necessário primeiro retirar uma parte do dente para poder chegar até onde está a cárie".
Pelo novo método, primeiro se elimina a camada mineral sobre a área defeituosa com o uso de um gel e, em seguida, o novo material plástico, chamado de Icon, é aplicado ainda no estado líquido. Essa substância plástica penetra na matriz do esmaltem e é endurecida com luz.
Em toda a Alemanha, aproximadamente seis mil profissionais já aplicam o método Kariesinfiltration, tratamento que dura em média 20 minutos e custa entre 80 e 100 euros, valor ainda não coberto pelos planos de saúde.