Uma das características mais marcantes dos brasileiros é a capacidade de inovar. Por conta disso, os dentistas Dr. Roberto Ito e Dr. Fausto Ito, pai e filho respectivamente, obtiveram a patente, no começo do ano, do Aparelho ITO® junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O INPI é o órgão federal responsável por registros e concessão de patentes no território nacional. O pedido de patente de invenção (PI) do Aparelho ITO® utilizado para tratamento do ronco e apnéia do sono, foi solicitado em abril 2000 e deferido 8 anos depois, em 22 de janeiro de 2008.
-
-
“A carta patente ficou pronta no final de 2008 e disponibilizada agora, no início de 2009. É o nosso sonho que se tornou realidade após mais de 30 anos de estudos e dedicação sobre o assunto”, afirma o Dr. Roberto Ito.
Os estudos clínicos com o Aparelho ITO® por meio de polissonografias antes e depois do uso do dispositivo, comprovaram a sua eficácia para tratamento do ronco e da apnéia leve e moderada, as quais apresentam índices abaixo de 30 eventos por hora de sono.
Segundo o Dr. Fausto, o Aparelho ITO® é considerado uma inovação porque envolveu acima de tudo um desafio desde o início: Como desenvolver um aparelho que seja confortável para quem usa sem perder a eficácia? “Acreditamos nessa possibilidade o tempo inteiro! O aparelho passou por inúmeras modificações até atingir o modelo atual, o qual funciona sem restringir os movimentos da boca durante o sono e que, dentre outras características, facilita a adaptação do paciente”.
“Temos muito que agradecer, principalmente, aos nossos pacientes e diversos parceiros: médicos, fonoaudiólogos, dentistas e técnicos que acreditaram na nossa idéia e endossaram o projeto” – comenta o Dr. Fausto Ito, Diretor do RioOdontoSono / ITO® Clínica (RJ).
Fonte: Assessoria de Imprensa
-
-