Os principais motivos que levam adultos a recorrerem ao tratamento ortodôntico são: correção da posição dos dentes – e, consequentemente, melhora na estética -, e a presença
-
-
de desconforto e dor na Articulação Têmporo-Mandibular (ATM), o que pode comprometer mastigação, concentração, lazer, etc. De acordo com o dentista João Batista de Paiva, professor associado da disciplina de ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), a movimentação dentária induzida pelo tratamento ortodôntico é discretamente mais lenta no adulto. Em média, leva-se 30 meses para a obtenção do resultado.
Não há contra-indicação para o uso de aparelhos dentários em adultos. O que muitas vezes impede o seu uso é a presença de um implante, porque este limita a movimentação dos dentes.
-
-
O tipo de aparelho dentário mais frequente é o fixo, seja de porcelana ou de metal. “Proporciona maior controle sobre a movimentação dos dentes, mas há casos de má-oclusão menos complexa em que o aparelho removível está indicado”, diz o especialista. Entre os aparelhos removíveis, o invisalign, conhecido como alinhador, é o que oferece melhor resultado. Uma opção para os mais vaidosos é o fixo não metálico, também conhecido como aparelho estético.
Assim, se o objetivo for endireitar os dentes na fase adulta, saiba que há recursos de ortodontia que alcançam com eficiência os resultados esperados. O mais importante é, no primeiro momento, consultar um profissional para fazer um planejamento adequado.
Fonte: O Estado de S.Paulo