Com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Sala da Mulher, o curso de Odontologia da Univag realizará a 1ª Caminhada de Combate ao Câncer de Boca em Mato Grosso, neste próximo domingo, 27 de novembro, dia Nacional de Combate ao Câncer.
-
-
O início do percurso será na Praça 8 de Abril, em frente ao Choppão. A concentração começa a partir das 7h30. Os participantes irão percorrer quatro quilômetros, passando ainda pelas Avenidas Lava Pés e Miguel Sutil até o Parque Mãe Bonifácia, onde será oferecido um café da manhã e orientações de como prevenir a doença.
De acordo com a professora da Univag, Diurianne Caroline Campos França, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que em 2011 serão 14 mil novos casos de câncer de boca no Brasil. Em Mato Grosso, 150 novas ocorrências da doença. “Queremos chamar atenção para a necessidade de prevenir o câncer de boca, pois como o diagnóstico, geralmente, é tardio, o tratamento nesses casos acontece com algum tipo de mutilação. Às vezes dos lábios, parte da mandíbula ou da própria língua”, alerta Diurianne.
Ainda conforme a professora, a expectativa é reunir 400 pessoas na caminhada. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3688-6130 ou pelo site www.programacancerbucal.com.br e até no dia do evento. Os participantes deverão adquirir uma camiseta no valor de R$ 12.
-
-
Para a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, a iniciativa é válida, já que o câncer é uma doença com muitas ocorrências. “O diagnóstico precoce ainda é a melhor prevenção. A equipe da Univag faz um alerta importante por meio desse evento na data nacional de combate ao câncer e tem um trabalho de grande significância na prevenção do câncer bucal”, declarou Janete Riva.
PROGRAMA – O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) iniciou em 2005 o projeto Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca, coordenado pelos professores mestres da disciplina de Diagnóstico em Odontologia Diurianne França, André Monteiro e Alessandro Santana.
O objetivo é prevenir do câncer bucal em Várzea Grande e demais regiões do estado de Mato Grosso, capacitar os discentes que serão os futuros profissionais da rede odontológica, estabelecer o UNIVAG como centro de referência, realizar estudo epidemiológico através de dados encontrados, criar um protocolo de atendimento e encaminhamento, de acordo com o nível e o fluxo de pacientes, através do SUS.
O curso de Odontologia, através de professores e alunos possibilita permanentemente à população em geral, o exame para diagnóstico precoce do câncer bucal, realizando biópsias e encaminhando o paciente quando a doença é confirmada através de exames laboratoriais.
-
-
Fonte: Jornal Documento