A atenção durante a consulta é um dos pontos que os pacientes odontológicos mais se queixam. Afinal, todo mundo já ouviu falar de alguém que passou por uma consulta demasiadamente rápida, totalmente impessoal, com pouco diálogo e contato visual. Tudo isso gera insatisfação e afeta o resultado da consulta, e é aí que o conceito de atendimento humanizado chega para interromper esse ciclo.
-
-
A ideia principal do atendimento humanizado é oferecer atenção plena e total foco na pessoa, e não na doença. Em suma, trata-se de uma forma mais acolhedora de consulta e que com certeza dá bons resultados.
Leia este artigo para entender o que é de fato um atendimento humanizado e saber o que fazer para tornar as consultas mais personalizadas.
ATENDIMENTO HUMANIZADO NA ODONTOLOGIA
Após realizar tantas vezes uma mesma tarefa, é natural que nossa postura fique um pouco maquinal, mas quando a tarefa envolve pessoas, é preciso redobrar a atenção para que isso não aconteça.
-
-
O atendimento humanizado na Odontologia tem como objetivo principal tornar a consulta mais empática, de modo que as necessidades, as inseguranças e os medos sejam compreendidos.
Aliás, sabemos que um grande número de pessoas não gosta da experiência de ir a uma consulta no dentista, seja pelo ambiente em si, pelo cheiro, instrumentos, barulho dos motores ou qualquer outro motivo. Isso significa que muita gente sai de um atendimento com sintomas de estresse.
O atendimento humanizado pretende justamente minimizar esse desconforto e eliminar a impressão errônea de que ir ao dentista é ruim. Adotando essa postura dá para minimizar a ansiedade do paciente durante as consultas e com isso ele aceitará as recomendações profissionais com mais facilidade.
Por meio dessa abordagem é possível oferecer as melhores técnicas para a solução do problema, pois quando há abertura para diálogo fica mais fácil de compreender certas queixas e demais questões.
-
-
Além disso, o atendimento humanizado tem a capacidade de ajudar na fidelização, pois é cultivada uma relação de confiança. Ou seja, a pessoa se sente valorizada, percebe que ali é bem atendida e naturalmente prefere ir a uma consulta nessa clínica e indicá-la para outras pessoas.
ATENDIMENTO HUMANIZADO NOS DIAS ATUAIS
O atendimento humanizado na Odontologia é uma tendência relativamente nova e que está sendo empregada em grande escala por várias clínicas e profissionais. Tudo indica que a tendência é só crescer e aprimorar, portanto, adaptar-se a esse novo jeito de realizar uma consulta é a garantia de que estará de acordo com as práticas mais avançadas.
Na verdade, no SUS (Sistema Único de Saúde), o atendimento humanizado é uma política nacional desde 2003. A ideia por trás desse procedimento era justamente realizar um trabalho mais acolhedor e resolutivo, de modo que os profissionais se focassem mais no ser humano e menos em técnicas e doenças.
O atendimento humanizado na Odontologia está presente nos mínimos detalhes. Isso quer dizer que o cuidado está nas técnicas e nos procedimentos adotados, no modo de abordagem e até mesmo na decoração do espaço físico.
A ideia é que a pessoa sinta-se bem do início ao fim do atendimento, como ocorre na Odontopediatria, por exemplo. A maior parte das clínicas que atendem crianças são atraentes, mais coloridas e decoradas com temas infantis.
Além disso, o odontopediatra costuma optar pelo uso de técnicas menos invasivas, ao mesmo tempo em que aplica estratégias que distraem a criança para que possa realizar o procedimento sem causar nenhum tipo de mal estar. Por que não adaptar esse cuidado para todo tipo de paciente?
COMO IMPLEMENTAR O ATENDIMENTO HUMANIZADO NO CONSULTÓRIO?
O atendimento humanizado na Odontologia pode ser realizado de várias maneiras. Veja a seguir algumas medidas que podem ser implementadas:
- Empatia em primeiro lugar – Coloque-se no lugar do paciente, pois somente assim conseguirá entender suas queixas e os impactos que isso provoca. No atendimento humanizado, adotar uma abordagem que esteja de acordo com o modo como ela espera ser atendida é algo que deve ser uma prioridade.
- Treinamento da equipe – De certa forma, a equipe que trabalha na clínica odontológica é a porta de entrada do paciente, pois é por meio do pessoal que se faz o primeiro contato. Portanto, toda a equipe, sem exceção, precisa estar bem treinada e sabendo como recepcionar essas pessoas conforme as boas práticas de atendimento humanizado.
- Personalização do atendimento – O atendimento jamais pode ser frio ou com aquele ar “robotizado” que tanto incomoda os pacientes. Todos que buscam o consultório precisam ser atendidos de forma personalizada e de fato perceber que há esse cuidado com seu bem-estar e sua satisfação.
- Escute – A pessoa chegará ao consultório com dúvidas ou reclamações e espera que você ajude a encontrar uma solução. Por isso, seja paciente e dê atenção genuína ao seu paciente escutando ele tem a dizer. Dessa forma você irá saber o modo ideal de atender cada indivíduo.
- Leve em consideração os desejos do paciente – Cuidado para não oferecer procedimentos e tratamentos que o paciente não quer ou não precisa. Não há nada pior para uma pessoa que já não gosta de ir ao dentista do que ser induzida a fazer algo que não quer. Lembre-se: escute antes de tomar qualquer atitude.
- Invista em tecnologia – Procure modernizar o consultório, use as novas tecnologias disponíveis. Dessa forma você poderá realizar tratamentos mais rápidos, confortáveis e seguros.
POR QUE ADOTAR O ATENDIMENTO HUMANIZADO NA MINHA CLÍNICA?
Em um mercado de enorme concorrência, muitos pensam em atender o maior número possível de pacientes, mas nem sempre é isso que garante o sucesso no trabalho e muito menos nos resultados dos tratamentos.
Você pode realizar um volume menor de consultas, mas com casos qualificados, que exigem um atendimento personalizado e cuidadoso. Com um atendimento mais humanizado, a fidelização dos clientes será uma consequência.
O ideal é buscar sempre a satisfação do paciente por meio do resultado final do serviço. Ao fazer um atendimento atencioso e muito menos apressado, o paciente se sentirá confortável e ciente de que buscou o lugar certo para cuidar da saúde bucal.
Por fim, você perceberá que os pacientes chegarão ao seu consultório muito mais tranquilos e abertos para suas recomendações.
Fonte: Odontologia News