fbpx

Audiência pública debaterá política odontológica e saúde bucal no estado do MT

A importância desse trabalho está no envolvimento dos profissionais do ramo

 

-

-


 


A Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública no próximo dia 30 para “discutir, debater e avaliar” a política odontológica e a saúde bucal em Mato Grosso.


Para o autor do requerimento que pediu o encontro, deputado Guilherme Maluf (PSDB-Bloco Independente), através dele será possível se verificar as reais condições da saúde bucal, especialmente a pública, no Estado e – a partir dessa constatação, traçar as linhas de ações necessárias.

-

-


“A importância desse trabalho está no envolvimento dos profissionais do ramo, de representantes dos usuários, autoridades governamentais estaduais e municipais, representantes do Conselho Regional de Odontologia – CRO, representantes dos trabalhadores e trabalhadores em saúde bucal, professores e alunos de Odontologia, e demais interessados no assunto”, observou Maluf.


Ele alertou ser claro que a assistência à saúde bucal e a própria política do setor não se insere e nem está isenta de ser avaliada pelas as normas do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seu requerimento, o parlamentar tucano justificou a necessidade da audiência pública em função “de um noticiado e sensível quadro de insatisfação, sabidamente vivenciado por profissionais e população beneficiária em todo o Estado”.


O documento esclarece que o complexo universo da saúde – entre outros ramos – é formado pela saúde bucal, que essa “vertente” também é ofertada e assegurada pelo SUS, e que sua execução prática ocorre sob a gestão do estado e dos municípios.


“Todavia, por razões diversas, nem sempre a oferta da assistência e dos serviços de saúde bucal acontece a contento, o que, por motivos óbvios, acaba por gerar descontentamentos para a população, assim como para os profissionais que atuam na atividade odontológica pública. Isso cria um infindável circulo vicioso que compromete a imagem da administração e do gestor público, e que redunda em prejuízo social que a todos atinge, incomoda e que precisa – portanto – ser sanado satisfatoriamente”, afirma trecho do requerimento.

-

-


A audiência pública será realizada nas dependências da AL, no Auditório “Deputado Renê Barbour”, e tem início previsto para as 15 horas.


Fonte: Da Assessoria

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.