Ninguém contesta que um sorriso pode abrir muitas portas e aproximar pessoas em menos de um segundo.
É fácil nos sentirmos à vontade quando somos recebidos em algum lugar com um honesto e despretensioso sorriso.
No entanto, a alegria e a afeição de um sorriso podem mascarar o que de fato existe por trás de dentes aparentemente saudáveis.
A saúde bucal engloba dentes, gengiva e mucosa oral. Porém, a maioria das pessoas se preocupa apenas com os dentes, menosprezando os cuidados com o resto. Este é o principal fator que leva 89% da população, ente 15 e 19 anos, a ter problemas de cáries, segundo o Ministério da Saúde.
Muitas doenças dentárias também podem ser influenciadas, em algum grau, pela dieta e nutrição. A manutenção de uma dieta saudável, com baixa ingestão de açúcares e alto consumo de frutas, vegetais e grãos integrais, tem efeito protetor em muitos aspectos da saúde bucal e geral.
Estudos científicos comprovaram que o alto consumo de açúcar está diretamente ligado ao nível de cárie das pessoas. Ou seja, quanto maior o consumo de açúcar, maior a incidência de cáries e maior a gravidade dos problemas causados por elas.
Doenças bucais não somente demandam tratamento de alto custo, como também podem causar dor, ansiedade e comprometimentos estéticos e funcionais. Elas eventualmente ocasionam perda dentaria com impacto negativo na dieta e na qualidade de vida.
Portanto atente para a sua dieta, pois ela pode te ajudar a sorrir mais e melhor.
-
-
Fonte : Diário de Pernambuco