Além da ampliação nos consultórios, mudança no método de agendamento de consultas, o setor de saúde bucal conta com uma unidade móvel que atende nos bairros rurais e iniciou recentemente o projeto Sorriso no Trabalho, de atendimento aos funcionários da prefeitura. Com o escovário, as crianças atendidas também aprendem a escovar os dentes corretamente.
-
-
A partir da implantação do projeto “Tratamento Dentário para Todos”, quando foram realizadas mudanças significativas na área de saúde bucal em Cajati, o número de atendimentos aumentou em mais de 100% em relação ao ano passado. De 525 pacientes em dezembro de 2008, agora o Centro realiza em média 1200 atendimentos por mês, de acordo com dados de maio de 2009. A ampliação foi possível graças a novas metodologias aplicadas, principalmente no que diz respeito ao agendamento de consultas, que neste ano passou a ser realizada em qualquer dia do mês. Os serviços também foram diversificados e atualmente são disponibilizados além da extração de dentes, tratamento restaurador (obturação) e profilaxia (limpeza), para todas as idades. Melhorias na sala de espera, com TV, ventiladores, água e melhor higiene, deixaram mais humanizada a espera dos pacientes.
A área de saúde bucal conta hoje com 5 consultórios em pleno: 03 consultórios completos para atender mais prontamente à agenda no Centro Odontológico Municipal, 01 consultório completo instalado na escola Municipal “Francisco José de Lima”, na Vila Antunes com uma dentista exclusiva para o atendimento dos aproximadamente 900 alunos e 01 consultório completo instalado na Unidade Móvel Odontológica que presta atendimento à bairros da zona rural. Fazem parte das mudanças ainda a instalação do escovário, local onde toda criança aprende a escovar os dentes antes de ser atendida. Integram ainda os projetos de saúde bucal no município para este ano a instalação de consultório completo nos postos de saúde do Capitão Braz e Barra do Azeite (integrantes do Programa Saúde da Família).
“Poder receber um tratamento odontológico de qualidade, completo e gratuito, independente da idade, sempre foi um dos maiores anseios da população cajatiense. Contamos atualmente com resultados muito positivos nesse sentido. Estamos conseguindo aliar qualidade no atendimento e aumento da demanda de pacientes como poucos municípios de nossa região. O tratamento odontológico em Cajati hoje está se tornando referência”, disse o diretor de saúde bucal, Denis Bruno de Brito.
-
-
Sorriso no Trabalho
Um projeto piloto também está sendo testado. A pedido do prefeito Luiz Koga, o Centro Odontológico iniciou recentemente o “Projeto Sorriso no Trabalho”: atendimento itinerante da Unidade Móvel de Saúde Bucal, aos funcionários da prefeitura municipal. A primeira experiência foi realizada com os servidores da Garagem Municipal e foi prontamente aprovada pelos funcionários. A idéia é prestar esse tipo de atendimento odontológico em um departamento da prefeitura a cada semana.
Fonte: Diario do Iguape
-
-