fbpx

Cindor 2009 acontecerá na USP em junho

Entre os temas estão Dor orofacial complexa: como diagnosticar e tratar.

O Centro Interdisciplinar de Dor, fundado pelo Prof Dr Manoel Jacobsen Teixeira, está completando 35 anos em 2009.

-

-


O CINDOR, Congresso Interdisciplinar de Dor da Universidade de São Paulo, é um evento internacional bianual promovido pelo Centro Interdisciplinar de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que iniciou em Maio de 2005, e que apresentará sua quarta edição em Junho/2009.


Atualmente, a 4ª Edição (CINDOR 2009) acontecerá em 18 a 20 de junho de 2009, no Centro de Convenções Rebouças, programada para 1000 congressistas. O objetivo desta edição é trazer os avanços em pesquisa internacional em dor através de discussões e mesas redondas, contando com convidados de diversos centros de excelência em dor das universidades do Estado de São Paulo, do Brasil e do mundo. Nesta edição, também está programada a ampliação da sessão de painéis e introdução de apresentação de temas livres, estimulando a participação de alunos de graduação e pós-graduação a apresentarem seus trabalhos em desenvolvimento.


O Centro Interdisciplinar de Dor iniciou em 1974 como uma iniciativa a partir da necessidade de criação de um grupo de estudos que investigasse a prevalência de dor orofacial em pacientes institucionalizados ou não, em tratamento no Hospital das Clínicas, FMUSP, para a abordagem terapêutica desses indivíduos. Sendo a dor bastante prevalente e extremamente complexa, nucleou-se um grupo multidisciplinar que incluía profissionais pesquisadores das diversas áreas da saúde: odontologia, medicina (neurologia, neurocirurgia, psiquiatria, ortopedia, fisiatria), psicologia, enfermagem, fisioterapia. Trata-se de um dos grupos pioneiros em Dor no Brasil.

-

-


Atualmente, o grupo apresenta produção científica crescente e o envolvimento de aprimorandos em Dor Orofacial da Divisão de Odontologia do HCFMUSP, alunos de mestrado e doutorado pelo Departamento de Neurologia e alunos de Iniciação Científica pela Liga de Dor da FMUSP e EEUSP, além da colaboração de diversos pesquisadores de outras unidades da USP, outras universidades brasileiras e colaborações internacionais. O Centro é responsável pela formação de um número expressivo de profissionais de saúde em dor anualmente, dos diversos estados brasileiros, além de participar ativamente das sociedades médicas e odontológicas, da SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor) e da IASP (International Association for the Study of Pain).


local
Teatro da Faculdade de Medicina da USP
Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César
São Paulo – SP


Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600 – Cerqueira César – SP
(11) 3898-7850 / 3081-1125


Programação Preliminar do Evento Cursos pré evento

-

-



01. Neurocirurgia (260 vagas) – Teatro FMUSP
02. Dor orofacial (150 vagas) – Centro de Convenções Rebouças
03. Pesquisa Clínica (200 vagas) – Centro de Convenções Rebouças


Temas Principais:
• Dor neuropática: fisiopatologia, diagnóstico e tratamento.
• Fibromialgia.
• Síndrome dolorosa miofascial.
• Dor orofacial complexa: como diagnosticar e tratar.
• Genética e dor.
• Tratamento neurocirúrgico da dor.
• Dor oncológica: perspectivas atuais.
• Aspectos cognitivos, psicológicos e comportamentais da dor neuropática.
• Estimulação cerebral invasiva e não invasiva para o tratamento da dor.
• Tratamento físico e farmacológico da dor.


Convidados internacionais confirmados:
Profa Dra Herta Flor Professora Titular, Departamento de Neurociência Clínica e Cognitiva, Ruprecht-Karls-University of Heidelberg, Alemanha.


Prof Dr Allan Basbaum Professor, Departamento de Anatomia, Programa em Neurociências, University of California, San Francisco, EUA .


Apresentação de Trabalhos
Serão avaliados resumos para apresentação oral ou na forma de pôster, de acordo com a avaliação da Comissão Científica do Congresso


Maiores informações: http://www.cindorusp.com

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.