Em quatro dias, maior evento de Odontologia da América Latina atraiu 65 mil participantes – quase 10% acima das estimativas iniciais, que eram de 60 mil pessoas. Organizadores projetam mais crescimento para o próximo ano. Metade dos expositores desta edição já confirmou presença em 2012 e a grade científica já tem lista de conferencistas que firmaram compromisso de ministrar palestras e cursos.
1 de fevereiro de 2011, Ciência e Saúde Links PatrocinadosO Congresso Internacional de Odontologia do Centenário da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas deve fechar o balanço da edição 2011 com público cerca de 10% superior ao esperado para o evento, com total de 65 mil pessoas nos quatro dias do evento (29 de janeiro a 1º de fevereiro). Uma das novidades deste ano foi o aumento no número de palestrantes internacionais, com 10 conferencistas de seis países. O Congresso recebeu 220 expositores de 21 países, incluindo o Brasil, e também foi realizado em novo endereço, no Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, zona norte).
-
-
O sucesso firma cada vez mais o evento como o maior da América Latina e um dos mais importantes no planeta. “O Congresso foi de alto astral, sucesso absoluto. Cursos lotados, corredores cheios, empresas que realizaram bons negócios. A mudança de local permitiu maior conforto aos congressistas e expositores porque o Expo Center Norte tem uma boa estrutura”, avalia Adriano Forghieri, presidente da APCD. A expectativa dos organizadores, porém, é de mais crescimento nos próximos anos.
“Não só é possível crescer, como vai crescer em relação a esta edição. Este ano alugamos três pavilhões. Para 2012, já está definido, praticamente, mais um pavilhão e a alteração total na planta”, adianta Silvio Ceccheto, presidente do Congresso. Segundo Ceccheto, das empresas internacionais, 50% já confirmaram presença para a próxima edição, que terá como presidente o endodontista Carlos Alberto Oliveira Battaglini, da direção da APCD. Ceccheto destaca ainda que o sucesso comercial foi tão grande que boa parte dos expositores zeraram os estoques no domingo, segundo dia de evento. “Até eles se surpreenderam”, afirma.
Na mesma linha de pensamento do presidente, o coordenador científico do Congresso, Antonio Wilson Salum, acredita que a experiência desta edição demonstra que o evento pode ser sempre melhor, tanto no que diz respeito à parte estrutural quanto à científica. “A grade científica foi extremamente elogiada pelos congressistas, ministradores, congressistas e área comercial, fazendo com que o Congresso do Centenário desse uma grande contribuição para os colegas, com a participação de professores de altíssimo nível técnico-científico”, destaca Salum, ao acrescentar que para o próximo ano já há uma lista de convidados internacionais que firmaram compromisso de ministrar cursos e palestras.
-
-
O coordenador estima uma participação de cerca de 80% nos mais de cem cursos, atividades multidisciplinares, workshops, hands-on. A programação científica recebeu elogios do suíço Anton Sculean, conferencista de periodontia. “O programa me pareceu muito bom e os tópicos mais importantes da Odontologia foram abordados. Foi uma boa mistura dos dados científicos e os aspectos práticos ao clínico geral na sua atividade”, disse