Já imaginou descobrir que em um consultório de dentista as seringas e agulhas, usadas em procedimentos cirúrgicos, eram reutilizáveis? Isso acontecia antes do Conselho Regional de Odontologia de Boa Vista, em Roraima, chegar até uma clínica.
-
-
O local foi fechado devido aos procedimentos errados que executava. A ação contou com o apoio da Polícia Federal. Pelo menos sete pessoas, entre dentistas e demais profissionais que atuavam no local e dois sócios da clínica, foram detidos. Os profissionais vão responder por levar perigo para a vida ou saúde das pessoas, falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, formação de quadrilha, entre outros crimes previstos no Código Penal. “Não é pequeno o número de clínicas clandestinas e falsos dentistas que atuam principalmente no interior do país.
A falta de profissionais nos postos de saúde e o pouco incentivo dos governos elevam a procura por clínicas populares, que atuam sem o mínimo de condições de higiene”, explica a odontóloga Christiane Toriy, tutora do Portal Educação. Segundo os policiais, ficou constatado que a clínica usava produtos de procedência estrangeira adquiridos ilegalmente e sem registro oficial. Além do mais, seringas e agulhas descartáveis eram reutilizadas, expondo os pacientes a inúmeros perigos. Para a profissional da odontologia, a situação deve mudar urgentemente, “cabe a nós, exigirmos dos nossos governantes mais fiscalização e profissionais acessíveis a toda a população brasileira”, diz Toriy.
Fiscais da vigilância sanitária lacraram as portas da clínica, impedindo que os atendimentos irregulares continuassem a serem feitos. A ação ainda prendeu um falso protético que atuava em conjunto com a clínica.
Fonte Pantanal News
-
-