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Como nossa conduta afeta a percepção de qualidade do nosso cliente?

Quando compramos um carro podemos avaliar sua potência, conforto, cor, espaço, ruído, preço, etc. Ou seja, produtos são facilmente avaliados por suas características físicas.

Quando compramos um carro podemos avaliar sua potência, conforto, cor, espaço, ruído, preço, etc. Ou seja, produtos são facilmente avaliados por suas características físicas. Serviços profissionais, como Odontologia e Estética se diferenciam de produtos pois possuem componentes intangíveis. Essa intangibilidade dos serviços tem algumas conseqüências para a percepção de qualidade de nossos clientes.

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Primeiro, nossos clientes não tem expertise para avaliar perfeitamente o nosso serviço. Eles não entendem de adaptação marginal, pequenas nuances de cor, oclusão, entre outros. O que desejam é um serviço com boa durabilidade, de boa estética e indolor. Ou seja, eles se guiam pelo resultado do serviço. Assim, ocorrem duas avaliações de qualidade: a avaliação de qualidade prévia à entrega do serviço e a avaliação de qualidade posterior à entrega do mesmo.

Entre a avaliação prévia e a avaliação posterior de qualidade ocorrem interações no ambiente de serviço (o consultório), que fazem com que a percepção inicial de qualidade seja atualizada. Em serviços, o cliente co-participa da entrega dos mesmos. Ele abre a boca, morde, e muitas vezes sabe quando pode ou não falar durante o atendimento. Clientes com pouca experiência em tratamentos odontológicos precisam ser orientados sobre como agir durante o tratamento, ao passo que alguns clientes experientes sabem até identificar uma lesão periapical numa radiografia e seu tratamento correspondente.

A conseqüência disso é que um cliente inexperiente pode ser facilmente satisfeito, pois a ele faltam dados para avaliar a qualidade do serviço. Clientes experientes provavelmente já se trataram com mais de um dentista durante sua vida e sabem identificar com mais acuidade um bom profissional. Assim, os últimos são mais exigentes e sabem melhor qual a conduta adequada durante um tratamento odontológico. Portanto, podem co-participar mais efetivamente do tratamento, cooperando, o que acaba por influenciar positivamente o resultado do serviço e sua percepção de qualidade.

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A informação mais valiosa desse artigo é, que, sabendo disso, podemos começar a instruir mais nossos clientes sobre os detalhes dos nossos serviços como um modo de fidelizá-los. Vou explicar melhor. Qualquer um pode desenvolver um programa de fidelização de clientes. As companhias aéreas, de cartões de crédito fazem isso e qualquer um pode copiar. E se qualquer um pode copiar, essa estratégia não gera vantagem competitiva que se mantém no tempo. Por outro lado, se ao invés disso fornecermos informações a nossos clientes sobre o tratamento, estaremos aumentando o senso crítico dos mesmos e, desde que sejamos bons profissionais, isso nos ajudará a reter o cliente. Digo isso pois o turnover de clientes odontológicos no mercado é alto, ou seja, muitas pessoas trocam de dentista. Sabe-se que 85% das pessoas que trocam de profissional estão satisfeitas com o mesmo, mas o que faltou foi o desenvolvimento de um relacionamento de confiança mais sólido. Ou seja, o laço que une cliente e profissional frequentemente é fraco. Assim, caso o nosso cliente instruído procure outro profissional, esse outro profissional terá que oferecer um serviço no mínimo igual à qualidade do nosso serviço, pois, uma vez instruído, nosso cliente poderá avaliar mais precisamente a qualidade do tratamento oferecido.

Ou seja, o fluxo de informação é bidirecional. Se por um lado devemos esclarecer os detalhes do tratamento para nossos clientes, a recíproca também é verdadeira. Quanto mais informações obtivermos dele(a), maior a nossa chance de personalizar o tratamento. Daí a importância de uma correta anamnese, não somente de histórico médico e odontológico, mas também uma anamnese de marketing, que nos ajude a personalizar nossa estratégia de marketing e usar os canais de comunicação mais adequados para atingi-los.

Esse é o primeiro de uma série de artigos originados de minha tese de doutorado em Administração de Empresas.

Sucesso a todos!

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