O que é a placa bacteriana?
Placa bacteriana é um acúmulo amolecido de bactérias, restos alimentares e das partículas da saliva – que se insere sobre os dentes e outras estruturas da boca, caso da língua. Esse depósito pode se estruturar em questão de horas. Se não for removido periodicamente, pode colocar a boca em risco para alguns sinais e sintomas indesejados – caso da cárie, das doenças das gengivas e do mau hálito.
-
-
Como saber se tenho placa nos dentes?
Em geral, a textura mais “gosmenta” acumulada sobre os dentes ou depósitos esbranquiçados ou amarronzados na língua, que facilmente são removidos com a escova ou fio dental, incluem a placa bacteriana. Em alguns casos sugere-se a aplicação de um corante (hoje disponível em versão comercializada de bochecho), que pigmenta essas estruturas da massa de placa bacteriana e facilita a maior visualização desse depósito para as pessoas.
Como posso evitá-las?
Praticando higiene bucal satisfatória que inclua escovas de boa procedência, acompanhadas de boa e frequente utilização (crianças, no mínimo três vezes ao dia, e adultos, no mínimo duas vezes ao dia). Além disso, o fio dental ou escovas interdentais – para os vãos dos dentes – são parceiros indispensáveis à prática regular da higiene bucal. Restringir o consumo de açúcar é outro fator que torna as bactérias da placa menos nocivas à saúde da boca.
O que fazer para eliminá-las?
Com técnicas e recursos de higiene adequados a sua necessidade. Seu dentista saberá orientá-lo sobre o tema e individualizar ao seu caso o que existe para a higiene bucal.
-
-
Alguns alimentos ajudam no aparecimento delas?
Sim, especialmente os açúcares pegajosos – balas, sorvetes, chicletes e outros.
Elas podem causar problemas à saúde bucal?
Tanto para a saúde dos dentes e das gengivas, como para a saúde global. Estudos apontam que pessoas com mais doenças de boca decorrentes da inadequada remoção diária da placa bacteriana são mais susceptíveis a problemas cardiovasculares, descontrole do diabetes, partos prematuros e infecções dos pulmões e do aparelho digestivo.
Odontologia estética deve ser realizada por um especialista
Dentes bonitos também fazem a diferença no quesito estético. Hoje, a odontologia estética é uma nova tendência nos consultórios odontológicos e a procura pela especialidade tem aumentado diariamente.
Conforme o cirurgião dentista Mauro Baroni, a especialidade se aplica aos diversos tratamentos odontológicos. Segundo Mauro, cabe ao dentista, além de corrigir a estrutura dentária, sempre cuidar da beleza dos dentes, visando harmonizar o rosto do paciente. “Quando um paciente chega ao consultório para fazer um tratamento, fazemos um trabalho nos dentes para que fiquem melhores que os originais. Isso só é possível se o dentista tem conhecimento para trabalhar com a estética dos dentes, por isso é importante sempre procurar um especialista”, alerta Mauro.
Clareamento dental – Baroni ressalta que o clareamento dental tem se tornado objeto de desejo das pessoas, e as técnicas atuais respondem satisfatoriamente. “O especialista deve observar alguns fatores na hora da indicação. Um deles é a carga genética. Nestes casos, se a pessoa tem predisposição para o escurecimento dos dentes ou o aparecimento de manchas, pode começar um clareamento dentário ainda jovem, seguindo as orientações de um especialista”, salienta.
“Outro fator a ser considerado pelo dentista é a idade do paciente, pois à medida que envelhecemos os dentes escurecem, e usar um tom de cor muito claro pode não ser positivo à estética bucal. A harmonia entre a cor da pele, a idade e a tonalidade escolhida para o clareamento também é analisada antes de se começar um tratamento”, avalia.
Procedimentos – Mauro conta que há várias maneiras de clarear os dentes, de creme dental com ação clareadora a outros produtos que removem manchas superficiais. Procedimentos clareadores que modificam a cor natural dos dentes, deixando-os com tons de cinco a sete vezes mais claros. “Tanto o clareamento realizado no consultório (assistida) quanto aquele realizado em casa (moldeira) utilizam alvejantes. Os princípios ativos mais frequentemente contidos nos alvejantes são o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio a concentrações de 10% a 22%, que ajudam na remoção tanto das manchas superficiais quanto das profundas. Há diferenças de custo entre os diferentes procedimentos”, diz.
-
-
Profissional – Baroni observa que o clareamento dental é uma ótima opção para as pessoas que desejam acabar com o sorriso amarelado e possuir dentes saudáveis e brancos. “Esse tratamento ortodôntico tem sido muito procurado como uma alternativa estética, mas é necessário contar com um bom profissional para realizar o procedimento”, pondera.
Fonte: Jornal de Uberaba