Propostas para facilitar o trabalho de dentistas em outros países da América Latina e a validação de cursos feitos no exterior são debatidas nesta terça-feira (27) na 27ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo.
-
-
“A convergência dos currículos dos cursos permite uma qualificação uniforme, o que facilita o intercâmbio de profissionais na região”, afirma Francisco Omar Campos, coordenador do Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular (Enlec), que faz parte do congresso.
“Essa medida também é importante para possibilitar o intercâmbio de estudantes entre universidades de diferentes países, assim como acontece na Europa”, diz. A expectativa é conseguir a adesão das principais universidades da América Latina.
Sem padronizar
-
-
Segundo Campos, o objetivo não é padronizar o currículo, mas elaborar pontos comuns na grade curricular das várias instituições de ensino. “A diversidade de cada região deve ser preservada.”
O evento tem a presença de diretores, coordenadores e professores das principais faculdades e cursos de odontologia dos países da América Latina, que debatem em seis grupos de discussão.
Todos os documentos elaborados pelas comissões e pelos grupos estão disponíveis no endereço www.ciosp.com.br/enlec/. O objetivo é finalizar o projeto até janeiro de 2010, quando cada país poderá dar andamento aos trâmites de implantação das propostas.
Fonte:G1
-
-