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*Alexandre Silva
Para contratar um serviço de marketing em primeiro lugar o dentista ou diretor da clínica deve responder às seguintes questões:
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- Eu sei responder a questão: O que é Marketing?
- Será que o que eu quero não é simplesmente fazer propaganda do meu negócio?
- Conheço bem o meu consumidor e suas necessidades?
- Sei como satisfazê-lo?
- Como estou, comparado aos meus principais concorrentes?
Contratar uma consultoria de Marketing vai além de planejar uma estratégia de comunicação eficaz para seus produtos e serviços. A principal razão que leva odontólogos de todo pais a recorrer ao profissional de Marketing deveria ser outra.
Para o conhecimento amplo de todos, o profissional de Marketing está apto a analisar e diagnosticar o mercado que os cercam trazendo do resultado dessa análise oportunidades e o enriquecimento das forças do negócio, anulando ameaças e contendo as fraquezas.
Além de uma breve análise SWOT conforme proposto acima o profissional de Marketing diante deste cenário é capaz de indicar propostas de solução para problemas internos da equipe e externos do negócio, problemas de gestão administrativa e financeira, qualidade no atendimento ao cliente e nos processos de comunicação. Além desses ele ainda irá apurar a definição correta do target do negócio, a elaboração de planos de comunicação em mídias congruentes aos interesses do cliente potencial, desenvolvimento de produtos e serviços que agreguem valor ao seu atendimento odontológico e muito mais.
Cabe ao consultor de Marketing realizar uma análise profunda diante do histórico repetitivo de sucessos e insucessos nas estratégias de Marketing anteriores , em ações de propaganda da clínica e entender e solucionar tais questões.
A postura de uma empresa ou consultor da área será sempre em tom investigativo , sondando possíveis acontecimentos que possam ter desencadeado os processos de queda no movimento , dentre outras deficiências.
Geralmente o que se pergunta é:
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- A quanto tempo a clínica ou consultório existe?
- Que especialidades são tratadas no consultório?
- Que tipo de paciente freqüenta o consultório?
- Como esse paciente chegou ao consultório pela primeira vez ( indicação, anúncios, etc.)?
- O consultório atende plano ou só consultas particulares?
- Quantos profissionais odontólogos trabalham na clínica?
- Quantos/as ACD´s?
- Quantos/as recepcionistas?
- Qual o horário de funcionamento da clínica ou consultório durante a semana?
- Como funciona o primeiro atendimento na clínica?
- Como controla os retornos a clínica e a satisfação dos pacientes em seus tratamentos?
Essas são algumas das perguntas que você , odontólogo, deve ouvir de um consultor de Marketing.
Respondidas as questões o profissional de Marketing terá todo um quebra cabeça para montar e decifrar sobre a quantas anda seu dia a dia, que coisas podem ser feitas para otimizar e melhorar o seu atendimento e o que deve-se cortar e ignorar da lista.
Após entendido todos os pontos relacionados a estrutura , pessoas e administração do negócio o profissional de marketing procura conhecer o cliente desse consultório. Para melhor ilustrar esse caso citaremos um exemplo a seguir.
Imaginemos que você possua um consultório odontológico de prótese e reabilitação oral. O que analisaríamos nesse caso ? O próprio nome já sugere que neste consultório encontram –se especialidades que , reunidas solucionam como um todo a estética e função dos dentes. Exemplo : Prótese, Ortodontia , Implantodontia e Dentística.
Se analisarmos o histórico de atendimento a pacientes dessa clínica ou consultório iremos nos deparar com um possível seguinte cenário : 86% do atendimento é de adultos e idosos , 10% é de jovens até 25 anos e 4% emergências e casos isolados. Os dados revelam uma clínica que atende basicamente pessoas que estão em processo de reabilitação e ajustes oclusais, sendo assim , todo investimento direcionado ao P de Promoção ( ato de promover o produto ou serviço) será destinado ao público adulto e idoso.
As observações acima , impactam diretamente na escolha de que mídia e veículo vou escolher para veicular a minha comunicação prospectiva, ou seja , onde o meu target ( adultos e idosos) procuram seus dentistas? Lá eu terei que está. Observem que não é tão simples tomar decisões de Marketing a curto prazo. O papel do profissional nesses casos é fundamental para que se façam escolhas acertadas com relação a mídias e estratégias para vencer a concorrência e demais ameaças.
Sobre o Autor:
Alexandre de Araujo Silva Filho
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Diretor de Marketing da ATM2 Comunicação Integrada de Marketing Pós-Graduando em Gestão de Negócios – IBMEC RJ Especialista em Marketing e Gestão em Saúde Especialista em Marlketing Odontológico Especialista e Bacharel em Marketing, dedicado aos interesses dos meus clientes buscando soluções inteligentes para um melhor desempenho em ambientes competitivos.
http://alexsilvafilho.blogspot.com/