Desde 2005 a demanda por próteses dentárias vem crescendo no Brasil, o que fez com que o Ministério da Saúde passasse a financiar o credenciamento ao Laboratório Regional de Prótese Dentária. A quantidade de pessoas pelo mundo que usam prótese dentária já passa da casa dos milhões, ela é usada para substituir ou reforçar um dente enfraquecido e pode ser colocada por um dentista ou por um técnico em prótese dental.
Mas quem precisa de próteses? Quais as novas tecnologias usadas? Quais os materiais usados?
-
-
Essas perguntas podem ser feitas por pacientes que precisam de uma prótese. E tanto os dentistas, quanto os técnicos precisam saber o que responder.
Existem quatro tipos de materiais usados para se confeccionar uma coroa dentária:
- cerâmica (porcelana) tem uma vantagem , a cor se assemelha ao branco dos dentes e é altamente resistente ao desgaste, mas é necessário um cuidado com pessoas de mordida forte ou que tem o costume de ranger os dentes, pode ocorrer uma fratura na porcelana.
- Metalocerâmica (metal e porcelana), a porcelana fundida com o metal confere uma melhor adaptação e evita cáries, além do mais proporciona uma restauração mais forte e durável.
- Ligas de ouro, feita de couro e cobre, vão constituir um material forte e bem aderente a estrutura dos dentes, são resistentes ao desgaste e a fratura, seu material é compatível biologicamente com o tecido gengival, sua única desvantagem é a cor metálica que atrapalha a estética e o preço.
- Ligas de metais básicos, tem uma alta resistência a corrosão e o dentista só precisa remover uma pouca quantidade da estrutura sadia do dente.
Um dentista pode recomendar uma coroa dentária se seu paciente tiver um desgaste nos dentes, pouca resistência da estrutura do esmalte ou alguma necessidade estética, é necessário colocar uma coroa após um tratamento de canal, devido a grande perda de estrutura dental. O dentista ou técnico deve saber sobre os materiais que serão usados no caso apresentado por seu paciente, assim como o tempo de duração do procedimento.
Hoje os técnicos e dentistas são usados por uma tecnologia chamada CAD/CAM, que é uma tecnologia de projeto e manufatura assistidas por computador. Isso ajuda com que criem próteses mais precisas para uma restauração dentária, a imagem tridimensional do dente e gengiva ajudam a criar o desenho preciso de uma restauração ou coroa. Ainda é uma tecnologia cara e poucos dentistas tem acesso a ela, mas a CAD/CAM promete ser muito avançada e permite reduzir o tempo das consultas.
-
-
Fonte: Saude.Terra