A maioria dos produtos destinados à limpeza bucal das crianças não traz orientação sobre seu uso correto. Foi o que constatou a pesquisa de rotulagem do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) com 18 cremes dentais e cinco enxaguatórios bucais, todos com apelo às crianças.
-
-
Apenas quatro marcas de pasta informam claramente a idade a que se destinam, e, entre os enxaguatórios, só uma amostra destacou, na parte frontal do rótulo, a advertência de que eles não devem ser consumidos por menores de 6 anos.
Além disso, embora a maioria dos rótulos dos cremes dentais diga que se deve aplicar pequena quantidade do produto, as ilustrações nas embalagens mostram o contrário: escovas de dente repletas de pasta.
Apenas um creme entre os pesquisados recomenda e ilustra de forma correta a quantidade a ser usada. A pesquisa observou ainda que sete amostras de pasta e uma de enxaguatório apresentaram inconformidades em relação à legislação sanitária.
-
-
Dúvida
Michele Lima, mãe de Stefani, que tem apenas oito dentes – quantidade normal para seus 2 anos e meio de idade -, não sabe se deve manter a higiene bucal da filha com creme dental, pois ela engole boa parte do que é aplicado na escova. “Não sei se faz mais mal usar ou não a pasta de dente”, questiona.
A preocupação tem fundamento. Apesar de o flúor presente nos produtos ser essencial para prevenir o desenvolvimento de cáries, sua ingestão excessiva por crianças pode provocar fluorose, anomalia que causa manchas claras ou até escuras nos dentes. Por isso, o consumo de produtos com flúor por parte dos pequenos deve ser cauteloso e a escovação, supervisionada.
Fonte: O Estado
-
-