A Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta sexta-feira, 20, uma ação de Saúde Bucal para crianças e adolescentes que estudam na escola São Jorge, na região rural de Truaru, PA Nova Amazônia. O trabalho é resultado de uma ação contínua de saúde bucal realizada com as famílias de pequenos produtores.
-
-
O encontro foi realizado na sede da própria escola, a partir das 8h. A meta foi atender a um público estimado de 50 alunos. Eles participarão de palestras educativas sobre higiene bucal e receberão kits com escova e creme dental. A equipe também fará a aplicação de flúor para proteger os dentes.
A secretária municipal interina de Saúde, Mira Cunha, destacou que as ações de promoção e prevenção em saúde realizadas na área rural de Boa Vista são importantes para garantir o desenvolvimento saudável das crianças.
“Essas famílias vivem em uma área distante do núcleo urbano de Boa Vista e por isso, tem dificuldades para acessar os serviços de saúde pública. Com uma Unidade Móvel, garantimos que essa população receba o atendimento básico que necessita. Este trabalho é complementado com as ações de educação em saúde que orientam os moradores sobre os principais cuidados para garantir a saúde da família e evitar doenças”, destacou a secretária.
-
-
O trabalho de Saúde Bucal é realizado periodicamente pela Prefeitura. O objetivo é ensinar às crianças como cuidar dos próprios dentes, garantindo a higiene bucal e evitando a formação de cáries. Até o momento, mais de 300 crianças já participaram das ações educativas.
“Nas palestras orientamos as crianças sobre a escovação correta dos dentes, a utilização do fio dental e também sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a formação das cáries. Isso é importante porque evita que a crianças tenha a necessidade do tratamento. Preservando a saúde do dentes, também contribuímos para elevar a auto-estima das crianças”, afirmou o coordenador do programa Municipal de Saúde Rural, Clemente dos Santos.
A ação de saúde bucal é realizada semestralmente, proporcionando o acompanhamento da criança pelo próprio dentista que atua na comunidade. A meta é beneficiar 700 crianças que vivem na região do PA Nova Amazônia.
Fonte : Roraima em Foco
-
-