“Sempre achei que eu não tinha sucesso profissional devido às crises. Tenho visto em jornais e revistas que o Brasil vive um momento de prosperidade econômica e mesmo assim não tenho sucesso profissional. Parece que o motivo de eu não ter sucesso profissional nada tem a ver com crises. O que você pensa disto?”
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Esta foi a pergunta que recebi de um dentista pelo e-mail do nosso serviço de Consultoria Gratuita pela Internet. Esta foi a minha resposta:
Você utilizava as crises para justificar o seu insucesso profissional. Se temos um culpado externo para os nossos problemas nada precisamos fazer, já que a solução está fora de nossa área de influência. Se admitimos que a causa dos nossos problemas está em nós mesmos e não no outro, isto implicará em termos que agir para encontrar a solução para os nossos problemas e dificuldades profissionais.
A verdade é que sucesso ou fracasso profissional nada tem a ver com as crises. Você pode ser bem sucedido ou não, com crise ou sem crise.
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O ideograma chinês que representa a crise, significa também risco se oportunidades. Riscos para quem está despreparado e oportunidades para quem está preparado para o mercado. Quem está preparado vê oportunidades na crise. Quem está despreparado vê os riscos da crise. Assim a solução está em você se preparar para entender e reagir às mudanças do mercado.
Os cursos de graduação na área da saúde preparam o profissional tecnicamente. Os dentistas brasileiros, como sabemos, estão entre os melhores do mundo na técnica odontológica. Ser bom tecnicamente é necessário mas não é suficiente. Você tem que ser bom também na percepção do seu cliente.
O sucesso profissional vem da interação entre você e o seu cliente conforme mostra a equação abaixo:
Você + Cliente = Resultado
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Assim para otimizar o seu resultado podemos atuar sobre você, sobre o seu cliente ou sobre a interação entre você e o seu cliente.
Se você desenvolve novas habilidades além das habilidades clínicas o seu resultado melhora. Se você passa a ter melhores clientes o seu resultado melhora. Se você otimizar a sua interação com os clientes isto afetará de forma positiva o seu resultado.
Se você nada faz, nada acontecerá com crise ou sem crise.
Cada um deve ser o capitão do seu próprio barco respondendo de forma adequada às mudanças do mercado. Existem aqueles que fazem as coisas acontecerem. Existem aqueles que acham que fazem as coisas acontecerem. Existem aqueles que observam as coisas acontecerem. Existem aqueles que se surpreendem quando as coisas acontecem E existem aqueles não sabem o que aconteceu. Você faz parte de qual destes grupos?
Quando você nada faz está deixando que o outro decida por você. Assim se der certo, que bom para todos. Se der errado poderá culpar o outro pela decisão que você não tomou.
Você poderá fazer consultoria gratuita com o Dr. Roberto Caproni pela Internet. Envie as suas perguntas sobre Marketing Aplicado à Saúde para gerencia@grupocaproni.com
(*) Dr. Roberto Caproni
É graduado em Odontologia e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e em Ciência do Comportamento. É autor do livro bestseller Marketing Aplicado à Saúde que se encontra na 4a edição. Escreve artigos para revistas e jornais da área da saúde publicados na América Latina e na Europa. Ministra palestras de Marketing Aplicado á Saúde e o curso MBA Compacto de capacitação de mercado para profissionais de saúde.