-
-
Dezenas de falsos dentistas foram processados, ano passado, pelo Conselho Regional de Odontologia, no Ceará. A maioria atuava no interior do Estado.
A identificação só foi possível, por causa da população, que está denunciando os casos suspeitos.
Manter a saúde bucal em dias é tão importante a de todo o corpo. Por isso os cuidados na hora de escolher o profissional deve ser primordial. E a preocupação tem fundamento.
-
-
Segundo um levantamento realizado o pelo Conselho Regional de Odontologia, o número de pessoas que exercem a função ilegalemente cresce a cada dia. O que provoca riscos à saúde da população.
Em 2008, o Conselho Regional de Odontologia registrou 50 denúncias de falsos profissionais que resultaram em representações criminais, sendo a maioria, 34 delas, no interior do Estado.
A partir dos processos, foram expedidos 10 mandatos de busca e apreensão de equipamentos. Duas pessoas foram presas.
Uma estatística crescente, segundo o CRO, já que mais pessoas estão tendo acesso à serviços odontológicos. O problema é que por falta de conhecimento, muitos acabam escolhendo profissinais que exercem a função ilegalmente.
-
-
Segundo a Dra. Vanúcia Carvalho, supervisora da fiscalização do CRO-CE, é muito comum protéticos exercerem a função e muita gente não sabe que ele não o profissional preparado para isto.
Os riscos oferecidos por um falso profissional são muitos. Vão desde simples infecções até doenças graves, sem cura.
Por isso, a melhor forma de se defender, segundo a supervisora da fiscalização, é procurar referências sobre o profissional e denunciar qualquer irregularidade. O caso pode ser levado diretamente ao conselho, ou por denúncia através do telefone. A ligação pode ser anômima.
O número para denúncias é: 0800 85 05 30
Endereço do CRO – Rua Gonçalves Lêdo, 1655, Joaquim Távora.
Fonte: Tv Verdes Mares