fbpx

CROSP divulga em novembro os vencedores do programa e concurso “A Saúde Bucal”

Projeto educacional do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Educação, é reconhecido pela UNESCO como o maior programa de saúde bucal do mundo
CROSP

CROSP
Projeto educacional do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Educação, é reconhecido pela UNESCO como o maior programa de saúde bucal do mundo

-

-

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, promove mais uma edição do programa e concurso “A saúde bucal”, beneficiando cerca de 6 milhões de estudantes das redes estadual e municipal de ensino.

Reconhecido pela UNESCO como o maior programa de saúde bucal do mundo, o projeto recebeu milhares de trabalhos e uma comissão julgadora irá escolher até o dia 11 de novembro os vencedores. Serão selecionados três trabalhos por cada modalidade e, no total, o concurso distribuirá mais de R$ 600 mil em prêmios para alunos, professores, diretores, escolas e cirurgiões-dentistas voluntários.

No entanto, ressalta o presidente do CROSP e idealizador do programa, Emil Adib Razuk, “não se trata apenas de uma premiação, mas de um importante projeto educacional, que contribui para que nossas crianças adquiram hábitos mais saudáveis”.

-

-

Segundo o especialista, a saúde bucal ainda não é tratada com a devida importância pela população principalmente por desinformação. “Temos a obrigação de transmitir esse conhecimento e explicar didaticamente os principais cuidados que devem ser tomados para manter a boca saudável”, afirma Razuk.

Saúde bucal na sala de aula

As instituições de ensino participantes recebem cartilhas de orientação sobre os problemas odontológicos mais comuns, cuidados de higiene bucal e prevenção para trabalhar com os alunos.

Com as informações oferecidas pelo programa e auxílio dos professores os jovens desenvolvem colagens, frases, poemas ou jogos educativos para participar do concurso “A saúde bucal” dividido em quatro grupos:

-

-

  • 1° e 2° anos com trabalhos sobre “A importância do sorriso”
  • 3° e 4° anos sobre “Como ter um belo sorriso?”
  • 5° e 6º anos trabalhando com o tema “A importância da mastigação e da fala”
  • e 7°, 8° e 9° anos falando sobre “A importância da saúde bucal para a saúde geral”

As escolas podem contar também com a orientação de um cirurgião-dentista voluntário da região para desenvolver as atividades e trabalhos.

O presidente do CROSP avalia ainda que a contribuição dos educadores para levar a saúde bucal como tema às salas de aulas é fundamental. “É uma etapa importante da conscientização e prevenção e para esclarecer aos nossos jovens a importância da saúde bucal para a saúde geral”, resume o presidente do CROSP, Emil Adib Razuk.

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.