fbpx

Cuidado com higiene bucal pode evitar mais do que dor de dente, afirmam especialistas

Em São José dos Campos, duas universidades prestam atendimento gratuito para população de baixa renda


Quantas vezes por dia você escova os dentes? Uma, duas ou três? Uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que mais da metade dos brasileiros não limpam os dentes corretamente. Aqui na região é fácil encontrar exemplos assim. O problema é que a má escovação não causa apenas cárie ou dor de dente. Dependendo da situação, pode provocar até um enfarto.

-

-


Por esse motivo, as visitar regulares ao dentista não devem ser evitadas nem pelo som ambiente, que pode não ser o mais relaxante, nem por qualquer outro motivo. Deitar em uma cadeira de dentista só será tranquilo e confortável quando o paciente vier em busca do tratamento preventivo apenas. “A cada seis meses, eu procuro fazer uma avaliação, uma limpeza”, dá o exemplo a dona-de-casa Maria José Amorin.


Em Caçapava, cerca de 4.600 pessoas são atendidas por mês pelo serviço odontológico da rede pública. De acordo com o responsável pelo centro de especialidades, a boa escovação deve ser feita várias vezes ao dia. “A escovação bem feita deve durar de 3 a quatro minutos. Pegamos por região: primeiro escovamos os molares e, depois, pré-molares e incisivos. No mínimo, dez vezes em cada local”, orienta João Roberto Peres, dentista.


No entanto, parece que os brasileiros ou estão muito apressados ou ainda não têm o hábito de utilizar diariamente esses produtos de limpeza bucal. Para os consumidores, outro motivo poder ser o preço de alguns destes itens. Em um supermercado, as escovas custam entre R$ 2 e R$ 9. Um peso a mais na hora da compra. “Eu acho caro. A gente usa uma pasta [creme dental] de melhor qualidade, mas quando aperta o orçamento, a gente tem que ficar pesquisando uma de um preço menor”, conta Zilma Soares, cabeleireira.

-

-


Barata ou cara. O importante é escovar corretamente – medida que pode evitar muito mais do que uma simples dor de dente. “Existem bactérias na boca que são ávidas por um tecido que fica na parede do coração, podendo uma infecção dentária causar um infarto numa pessoa, e ela pode ir a óbito se não tratar o problema a tempo”, enfatiza Peres.


Em São José dos Campos, duas universidades prestam atendimento gratuito para população de baixa renda. Confira:


Univap


– Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h;
– Agendamento de consultas: pelo telefone 3947-1016.

-

-


Unesp


– Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e das 18h30 às 22h30;
– Agendamento de consultas: pelo telefone 3947-9000.

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.