fbpx

Gestão de Pessoas: Cuidado com o funcionário reclamão!

funcionario reclamao

Você convive ou já conviveu com um colega de trabalho reclamão, aquele para quem o sol nunca brilha e nada está bom? O chefe só pega no pé dele, o cliente é sempre muito difícil, o salário é menor do que ele merece, o excesso de tarefas nunca o deixa em paz… Sempre há algum motivo para ele dizer, em qualquer pausa para um café ou durante o almoço, o quanto está insatisfeitofuncionario reclamao com o trabalho.

-

-

O grande problema é que esse tipo de colega torna o nosso dia bem difícil, o clima negativo acaba atrapalhando o andamento da empresa e mesmo aquele que está empenhado em dar o melhor de si é influenciado pelo vírus do reclamão. Além disso, o mau humor contagia. Sem perceber, quem sequer tem muitos motivos para insatisfação acaba entrando na onda de falar mal de tudo e de todos.

Pessoas com uma postura negativa gera um clima ruim, baixo astral. Fique atento, não se deixe levar pela insatisfação os outros.

Muitas vezes o reclamão acaba sendo excluído de festas e encontros da equipe. Mas é importante tentar ajudá-lo, uma conversa pode ser uma boa solução. Pergunte o porquê da reclamação, faça com que ele reflita sobre o motivo de estar tão insatisfeito. Assim, ele também começa a perceber que está se tornando inconveniente.

-

-

Se após a conversa ele não mudar de atitude, talvez seja o momento de se afastar ou não absorver a reclamação do dia. Há quem faça da ladainha diária um hábito e, após um tempo, nem sabe mais dizer por que está reclamando tanto. E, nesse caso, evitar ao máximo participar das conversas que giram sobre o quanto o trabalho é ruim é o mais importante a ser feito. Se sua intenção é colaborar, não alimente esse tipo de assunto. Quando o colega começar com as lamúrias, mude o rumo do papo.

É preciso entender que há duas razões que levam as pessoas a reclamar. A primeira é a mais óbvia: o emprego não a faz mais feliz e está na hora de tomar coragem e procurar um novo desafio profissional. A outra, talvez mais difícil de ser descoberta, é um problema emocional. Nesse caso, mudar de emprego não adiantará, pois logo o novo trabalho, por melhor que seja, será motivo de infelicidade.

Se você quer ajudar um reclamão ou se considera um (e quer mudar), veja as sugestões que talvez possam devolver o entusiasmo.

– É necessário refletir sobre o motivo da insatisfação. Está fazendo a mesma coisa há muitos anos? Não tem mais estímulos profissionais? Há um objetivo em estar nesta empresa? Mesmo que não seja o emprego dos seus sonhos, pode ser um meio para conquistar algo que deseja? Dependendo das respostas, talvez a conclusão seja que é hora de procurar outro emprego ou valorizar o que atualmente te proporciona retorno financeiro e oportunidade para trabalhar.

-

-

– Não existe trabalho perfeito. Sempre haverá algo compensador e aquilo que não é tão perfeito. Mesmo que mude para outra empresa, você sempre vai encontrar defeitos e motivos para insatisfação com algo relacionado ao seu emprego.

– Na maioria das vezes, o funcionário precisa apenas de um novo estímulo no trabalho. Ter uma conversa com o chefe pode ajudar. Apresentar novas ideias e dizer que gostaria de fazer algo diferente, mostrar o que te dá prazer no trabalho, ser proativo.

– Buscar investir na relação com a equipe é outro comportamento que torna o trabalho mais agradável e produtivo.

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.