Na verdade, quanto antes a criança iniciar o acompanhamento com seu dentista, mais benefícios terá para sua saúde bucal na vida adulta.
Na verdade, quanto antes a criança iniciar o acompanhamento com seu dentista, mais benefícios terá para sua saúde bucal na vida adulta. O primeiro ganho está no relacionamento entre paciente e dentista. É amplamente conhecido o medo que grande parte da população adulta apresenta em relação aos tratamentos dentários e ao consultório odontológico. Começando com um acompanhamento preventivo e amigável, a criança crescerá sem traumas.
-
-
O acompanhamento rotineiro e desde cedo permite que o dentista realize um trabalho preventivo. Um dos resultados diretos é que, com esta atitude, é possível evitar a perda precoce de dentes por problemas de cárie e doenças gengivais, como gengivite ou periodontite (inflamações da gengiva que podem levar à perda óssea ou dental).
Outra vantagem importante é que crianças que aprendem desde cedo conceitos básicos de higiene bucal (escovar, passar fio dental, visitas regulares ao dentista, alimentação saudável) dificilmente esquecerão estes conceitos na idade adulta e cuidarão melhor de seus dentes.
Outros problemas como os de mordida (oclusão), dentes tortos, dores articulares, bruxismo (ranger de dentes), que costumam ser percebidos só quando já causaram danos sérios, podem ser corrigidos na criança a tempo de evitar agravantes na fase adulta.
-
-
Andrezza Astafieff Ozelin, odontopediatra
Fonte: Portal Bonde
Leia Também:
Por Dentro dos Cuidados Bucais Infantis
-
-
Os Medicamentos e a Formação Dental
Entrar ou não entrar com seu filho no consultório Odontológico?
Como cuidar dos primeiros dentinhos do Bebê?
A dieta alimentar e os dentes da criança
Leite em pó infantil pode causar cáries
Amamentação e os seus benefícios para a Saúde Bucal
Bebês devem ir ao dentista o quanto antes