É comum que mamães de primeira viagem fiquem na dúvida ao cuidar de seus bebês, principalmente na hora de escovar os dentes. Muitas não sabem que o leite materno, além de ser uma ferramenta de proteção contra as doenças do organismo, previne as cáries precoces. Mas é importante cuidar da higiene bucal dos pequenos diariamente. Confira as dicas a seguir:
-
-
* Bebês ainda sem dentes – limpe a gengiva e a língua com fralda ou gaze úmida após as mamadas.
* Quando os primeiros dentinhos nascem – deve-se iniciar a escovação, de forma suave, com uma escova bem macia, sem creme dental, ou com creme dental específico para os bebês (sem flúor e substâncias alergênicas). É importante que o bebê se acostume com os movimentos da escovação.
* A partir de 3 ou 4 anos – quando a criança aprende a cuspir os cremes dentais que contêm flúor devem ser introduzidos na higiene bucal.
Os pais podem transmitir bactérias prejudiciais ao bebê. Para que isso não ocorra, não devem compartilhar copos, talheres, escovas de dentes ou ter contato próximo à boca do filho. Essas atitudes evitam a transmissão precoce de bactérias que podem causar cáries ou de patógenos periodontais, diminuindo o risco do desenvolvimento dessas doenças no futuro.
O flúor é um agente comprovadamente eficaz no controle coletivo da doença cárie. Essa substância química está presente na água encanada, a qual utilizamos para enxaguar os dentes após a escovação, e na água potável, de filtros ou engarrafadas. Entretanto, a principal arma de que dispomos no controle das doenças bucais é a escovação.
-
-
Sobre o autor
Dra. Maristela Lobo
Especialista em odontologia estética. Idealizadora do projeto Saber Sorrir, atua como professora no SENAC e mantém um consultório particular em São Paulo.
Fonte: MSN
-
-