- - O Marketing e suas variações contribuem e muito para o sucesso de todos os negócios. Entendendo o Marketing como o estudo das variáveis que influenciam diretamente o sucesso do seu negócio visando fortalecer a troca entre serviços , produtos que atendam necessidades, podemos afirmar que na odontologia não é diferente. O Marketing Direto possue um conceito bem simples de aplicação no dia a dia do odontólogo. Por definição segundo o “Papa” dessa matéria o Ms Bob Stone , refere-se ao Marketing direto como sendo todo esforço aplicado a captação de clientes , ou seja, investimentos em comunicação e propaganda visando com esse obter resultados positivos e mensuráveis , ou seja , realizar ações que o próprio odontólogo possa controlar seus resultados um a um. Por exemplo: em uma ação de mala direta com envio de 100 peças promocionais se um 1 paciente entrar em contato siginica que você teve 1% de retorno. Os retornos de ações de marketing direto podem variar muito , eu mesmo já vi ações darem 60% de retorno o importante é estar atento às seguintes variáveis: 1. Banco de dados de clientes potenciais a serem prospectados; - - 2. Forma de distribuição do material promocional 3. Observar a qualidade apelo, ou seja, a mensagem , liguagem adequada para se comunicar com seu cliente potencial . As ações de Marketing direto mais usadas são : Telemarketing , mala direta, e-mail marketing , venda pessoal , venda por catálogo, venda por televisão , etc. Todas são mensuráveis , ou seja , o resultado pode ser justificado e calculado gerando uma análise sobre a ação. O Marketing direto é bastante utilizado em ações de captação de novos clientes a partir de informações do perfil de seus prospects (clientes potenciais). - - Sobre o Autor: Alexandre de Araujo Silva Filho Rio de Janeiro, RJ, Brazil Diretor de Marketing da ATM2 Comunicação Integrada de Marketing Pós-Graduando em Gestão de Negócios – IBMEC RJ Especialista em Marketing e Gestão em Saúde Especialista em Marlketing Odontológico Especialista e Bacharel em Marketing, dedicado aos interesses dos meus clientes buscando soluções inteligentes para um melhor desempenho em ambientes competitivos.
Por Alexandre de Araújo Silva