Alguns dentes tornam-se manchados naturalmente com o decorrer do tempo. O consumo de café, chá, sucos, vinho tinto, refrigerantes, alimentos com corantes ou fumo são, geralmente, os responsáveis pelo escurecimento dos dentes.
-
-
Basicamente, existem duas maneiras de realizar o clareamento: em casa, sob orientação do dentista, através da aplicação de um gel clareador em uma moldeira confeccionada no consultório, durante duas semanas. A outra maneira é no consultório: o dentista aplica um gel clareador numa concentração maior em relação ao utilizado no método caseiro, ativando-o com o auxílio de um ”Led”. Esse método é conhecido como “Clareamento a Laser”. O tratamento caseiro demora cerca de 14 dias, variando de acordo com o grau de escurecimento e do quanto se deseja clarear. Já o tratamento a laser é feito, geralmente, em uma única sessão.
O resultado final, tanto com uma técnica quanto com a outra, é o mesmo. No entanto, o clareamento a laser tem a vantagem de o paciente, em apenas uma sessão, já sair com os dentes clareados. A comodidade é também um ponto positivo, já que não há necessidade do uso da moldeira por duas semanas. Mas a questão da segurança é definitiva na decisão da paciente, pois o gel da moldeira provoca uma grande sensibilidade dentária ao longo do uso. No clareamento a laser, a sensibilidade é mínima e sua duração é de, no máximo, 24 horas. Em nenhum dos dois tipos de clareamento a estrutura do dente é afetada.
Embora o hábito de fumar não impeça o clareamento dental, enquanto o paciente estiver em tratamento, deve-se evitar o cigarro e bebidas que contenham corantes.
-
-
Os dentes podem escurecer novamente, mas nunca como antes. O ideal é fazer uma manutenção após um ou dois anos, dependendo dos hábitos do paciente.[14]
O clareamento é contra indicado para mulheres grávidas, lactantes e para pessoas que possuem retração de gengiva.
Gentilmente cedido POR DR. CAIO RACY – Cirurgião-dentista especializado em estética
Visite: www.caioracy.com.br
-
-