Você sabia que apenas 1% dos aposentados são financeiramente independentes?
-
-
Todo profissional liberal tem duas preocupações financeiras bem marcantes: montar uma reserva financeira e investir para a aposentadoria.
Como a maioria recebe uma remuneração flutuante (pode ter um mês excelente e outro abaixo das expectativas), é necessário montar uma boa reserva para se precaver dos meses menos favoráveis, sem a necessidade de utilizar o cheque especial ou outras formas de crédito mais caras.
Além dessa proteção contra emergências, uma boa reserva financeira garante liberdade. Essa reserva permite que você compre algo quando tiver vontade. Que faça uma viagem quando tiver vontade. Que aproveite uma oportunidade quando ela aparece.
-
-
Você pode fazer um curso para se desenvolver profissionalmente ou investir num negócio próprio quando quiser.
No caso da aposentadoria, para não depender apenas do INSS e também por não estar vinculado a fundos de pensão de alguma grande empresa, é necessário investir seu dinheiro, seja numa previdência privada ou por conta própria.
Pela necessidade de poupar para um objetivo de curto prazo (reserva financeira) e outro de longo prazo (aposentadoria), muitos terminam privilegiando a reserva em detrimento à aposentadoria. E essa negligência pode custar caro.
Para entender esse problema, vamos dar uma olhada na situação dos aposentados no Brasil:
-
-
Como pode ser visto no gráfico acima, 46% dos aposentados dependem de parentes,28% dependem de caridade, 25% são obrigados a trabalhar e apenas 1% são financeiramente independentes.
Em outras palavras, todo o patrimônio financeiro e contribuições para a previdência acumulados ao longo de toda a vida não foram suficientes para uma aposentadoria tranquila para 99% dos aposentados.
Por conta desse cenário que acabo de apresentar, temos que nos preocupar em montar um plano para a aposentadoria, seja através da previdência privada ou investindo por conta própria.
Afinal, tenho certeza que você quer se aposentar tendo alcançado sua independência financeira.
As vantagens da previdência privada são a praticidade, a comodidade e a disciplina “forçada”. As desvantagens são as altíssimas taxas cobradas (administração e carregamento), além da carga tributária se precisar resgatar no curto prazo.
Ao investir por conta própria, o investidor economiza bastante nas taxas cobradas, o que certamente fará bastante diferença no longo prazo. Aliado a isso, há também a facilidade de administrar uma carteira utilizando a estratégia de alocação de ativos.
No entanto, o investidor precisa, nesse caso, ter bastante disciplina tanto para investir mensalmente quanto para não realizar resgates antes do tempo, o que certamente colocaria todo o plano a perder.
Pensando numa solução para esse problema, criei o eBook Como Investir Dinheiro justamente para ensinar tudo que sei sobre investimentos, mostrar as estratégias que realmente utilizo e oferecer a possibilidade de entrar em contato comigo, através de um e-mail exclusivo.
Se você tiver interesse em conhecer esse material, faça uma visita à página do eBook Como Investir Dinheiro.
Até a próxima!
* Texto escrito por Rafael Seabra, educador financeiro e fundador do site Quero Ficar Rico.