Aprender sobre saúde bucal com muita brincadeira e diversão. É isso o que os dentistas filiados à Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e os voluntários da empresa Duas Rodas levam para as escolas de Jaraguá desde 2002, quando começou o Projeto Comunidade das duas instituições.
-
-
No último fim de semana, a turma de voluntários esteve na Escola Henrique Heise, no bairro Rio da Luz II, em Jaraguá do Sul. Apesar do forte calor que fazia no sábado, os pais e alunos começaram a chegar por volta das 14h e logo já não havia mais espaço para ninguém no refeitório da escola.
A brincadeira começou com a pintura facial. Aos poucos, os rostinhos das crianças iam se transformando em borboletas, corações e aranhas, conforme a escolha de cada um.
A pequena Angela Hornburg, de 7 anos, foi uma das primeiras a receber a tinta no rosto. Apesar da vergonha em frente aos desconhecidos, a menina achou bonita a pintura que recebeu. A mãe de Angela, Nevone Hornburg, estava atenta a tudo, e aprova a ação desenvolvida pelos dentistas e pela empresa.
— É a segunda vez que eles vêm até a escola e isso é muito bom para nós. Além de ser um dia divertido, nós aprendemos muito sobre como cuidar da saúde — disse a mãe.
-
-
Depois das pinturas, as crianças e seus pais assistiram à peça de bonecos “O bicho vai pegar”, apresentada em um palco montado no pátio dos fundos da escola. A história arrancou boas gargalhadas do público que se apertou em qualquer lugar disponível para acompanhar a interpretação dos bonecos.
Depois do teatro, os pais foram assistir a uma palestra sobre como cuidar da saúde bucal da família. Enquanto isso, as crianças recebiam um lanche com cachorro quente, refrigerante e sorvete.
É claro que depois de toda essa comida, os pequenos precisavam escovar os dentes. Para isso, os dentistas distribuíram um kit com escova, pasta e fio dental e tiveram a escovação orientada pelos profissionais. Para encerrar as brincadeiras, foi promovido um concurso de pintura entre as crianças.
Segundo a presidente da ABO em Jaraguá, Lana Rubia Bandeira, o projeto já percorreu 24 escolas da cidade, além de hospitais e instituições de classe. Além disso, foi feito um vídeo da peça teatral e distribuído para todas as escolas da rede municipal. A estimativa é que 20 mil crianças já tiveram acesso ao projeto.
-
-
Fonte: Click RBS