fbpx

Dentistas propõem nova forma de tratar cáries

Dentistas propõem nova forma de tratar cáries

-

-

Por Marisa De Lucia

Será possível tratar a cárie deixando-a intacta? Pelo menos é o que propõe um grupo de dentistas, baseados em pesquisas nacionais e mundiais.

Esses dentistas fazem parte de uma corrente chamada odontologia minimamente invasiva, que propõe, entre outras questões, a retirada da menor parte possível de tecido dentário. Daí o argumento para a mudança na forma de tratamento das cáries.
 
Eles afirmam que o método convencional traz um desgaste desnecessário da estrutura dentária, que não pode mais ser reparada. Segundo José Imparato, que coordena um grupo de pesquisa em técnicas de mínima intervenção na USP, em alguns casos a cárie pode até ser deixada intacta, sendo apenas coberta por uma vedação.

-

-

Para Marisa Maltz, professora titular de odontologia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), no caso de lesões pequenas a remoção deixa o dente mais frágil e, portanto, sujeito a fratura. No caso de uma cárie mais profunda, pode levar à exposição da polpa, o que requer um tratamento de canal mais complicado.

Os pesquisadores observam que diversos estudos atestam a vantagem da técnica, entre eles uma revisão de 529 pesquisas publicada em 2006 que mostrou que a remoção parcial da cárie não prejudica o dente e tem resultado semelhante ao da remoção total, com a vantagem de preservar mais tecido.

Embora o tratamento preconizado pela odontologia minimamente invasiva seja uma tendência, que ele ainda não é ensinado nas universidades (dados Portal Open).

 

-

-

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.