fbpx

Dep. Germano Bonow rejeita PL que obriga atuação dos CDs nas UTIs

Dentistas devem se mobilizar e entrar em contato com o deputado

 

-

-


O deputado federal Germano Bonow (DEM-RS) apresentou, na última terça-feira (27), voto em separado pela rejeição do Projeto de Lei 2776/2008, que torna obrigatória a atuação do cirurgião-dentista nas equipes multiprofissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para cuidar da saúde bucal do paciente. A proposta também prevê que o CD, ou outro profissional capacitado, cuide da higiene oral dos internados nas demais áreas de hospitais e clínicas. 


Segundo o parlamentar, “o paciente (da UTI) deverá, sim, receber os cuidados de higiene normais, dentre os quais se inclui a higiene bucal. Cabe ressaltar, todavia, que tal atribuição cabe à equipe de enfermagem, cuja formação prevê treinamento para tanto. Ocasionalmente, o paciente poderá apresentar uma afecção específica que demande maiores cuidados. Nesses casos, se houver necessidade de assistência especializada por parte de um cirurgião-dentista, ela será solicitada”. Germano Bonow ainda argumenta: “A presença de odontólogos nas atividades de uma UTI ou de um hospital, devem, no meu entender, ser disciplinadas de forma análoga aos demais profissionais, isto é, por meio de normativos do Ministério da Saúde”.


O Projeto de Lei 2776/2008 tramita na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Para saber mais sobre ele e sobre o voto do parlamentar, acesse www.camara.gov.br, em Projetos de Lei e Outras Proposições.

-

-


Para falar com o deputado Germano Bonow, escreva para dep.germanobonow@camara.gov.br


Fonte: Jornal do site

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.