-
-
Vitor Ribeiro*
O ato de criar começa com uma ruptura. Dizia o falecido guru indiano Osho que “sempre é bom quebrar pontes que o ligam ao passado. A criatividade significa um renascimento contínuo.”
Porém, romper com o antigo e criar o novo não é fácil. Temos uma tendência à acomodação, ao sossego e a ficar em nossa zona de conforto. Mas a permanência é uma ilusão. Mudamos constantemente do ponto de vista físico, mental e social, fenômeno que acontece também em nossa comunidade, no País e no mundo e, sem exagero, em todo Universo. É uma Lei natural.
Ocorre que quando não percebemos essas mudanças – ou não fazemos caso das mesmas – nossas ações, e os resultados delas, passam a ser inadequadas e antiquadas. Muito do que chamamos de crise no fundo é apenas o resultado de nossa recusa, consciente ou não, de enxergar essa mutabilidade do cenário onde atuamos e de nós mesmos.
Então, comece a destruir crenças e atitudes antigas e enterre-as “com honras militares” se forem muito caras a você, mas faça-o. Faça-o hoje, por que isso era para anteontem. Depois abra um papel em branco e comece a criar uma nova forma de pensar e trabalhar mais adequada ao mundo e ao momento em que está vivendo. Mas, você pode estar se perguntando: que mundo e momento é este em que estamos? Como descobrir a modernidade? O que “está pegando” por aí?
A resposta é: informe-se! Comece a ler jornais, revistas, sites de assuntos os mais variados possíveis. Escute radio e veja TV. Participe de fóruns e de redes na Internet. Conecte-se! Sai por aí, mas vá a lugares diferentes. Freqüente cinemas, teatros, exposições. Adquira cultura! Converse com os amigos ou faça novos, já que resolveu arejar a vida. Nunca foi tão fácil buscar e obter o Conhecimento.
Quer mudar a vida profissional também? Que tal fazer um verdadeiro upgrade em seu consultório? Como? Procure a maior fonte de informações à sua disposição: os seus clientes! Eles são os seus melhores consultores de negócios. E melhor: não cobram nada por isso!
Converse com eles e conheça-os profundamente. Seja curioso e tente descobrir: o que querem? Por que o escolheram? Do que gostam em sua clinica e do que detestam? Quais são os seus valores? As respostas irão surpreendê-lo ou chocá-lo, mas lhe darão o Norte para a mudança.
Depois de escutá-los, entre em ação! Desconstrua o arcaico e crie algo surpreendente e inovador em sua clínica! Vá sem medo, afinal eles lhe mostraram o caminho. Se alguém achar que você está ficando louco, ótimo! É sinal que você está no rumo certo: destruindo as pontes com o passado, construindo o futuro e fazendo gente feliz a começar por você!
-
-
Leia outros artigos do mesmo autor:
Trocando “o que” pelo “para quem”
-
-
A melhor banda de todos os tempos da última semana
A construção do Cirurgião-Dentista
Sobre o Autor:
Vitor Ribeiro é Cirurgião-Dentista e Consultor
vitor.ribeiro@folha.com.br
Blog: http://konduto.blogspot.com